MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ronaldo Lemos e equipe passam a integrar o escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados
Novo sócio

Ronaldo Lemos e equipe passam a integrar o escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados

Lemos é especialista reconhecido internacionalmente em temas de direito e tecnologia, incluindo proteção de dados, questões empresariais, propriedade intelectual, inovação e políticas públicas.

Da Redação

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Atualizado às 09:40

Conhecido como um dos principais idealizadores do Marco Civil da Internet, Ronaldo Lemos é o mais novo sócio do escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados. O advogado é respeitado no cenário internacional por sua forte atuação em temas relacionados a tecnologia, propriedade intelectual, proteção de dados, mídia e políticas públicas.

t

Com a mudança, Lemos junta-se na advocacia a Carlos Affonso Souza, Sérgio Branco e Celina Bottino, sócios do escritório e com quem realiza atividades na academia e na sociedade civil desde o início dos anos 2000, merecendo destaque a fundação do ITS - Instituto de Tecnologia do Rio de Janeiro em 2013 (www.itsrio.org).

Ronaldo passa a fazer parte de Rennó Penteado Sampaio Advogados juntamente com a sua equipe, composta por advogados(as) de atuação destacada nos mais diversos temas de Direito Digital. Os advogados(as) que se juntam ao escritório são Natalia Langenegger, Juliana Pacetta Ruiz, Sofia Lima Franco, Andréa Guimarães Gobbato, Leonardo Chain de Oliveira, além da formanda Flavia Parra Cano.

"Para mim é uma alegria trabalhar com Carlos Affonso, Sérgio Branco e Celina Bottino também no campo da advocacia. Com a atuação múltipla do Rennó Penteado Sampaio Advogados expandimos nossa prática em tecnologia para todas as áreas empresariais, incluindo direito societário, regulatório, concorrencial, tributário e outras demandas relacionadas à inovação", disse Ronaldo Lemos.

Para Fernando Penteado, managing partner do escritório, a chegada de Lemos amplia e consolida a atuação da área de tecnologia. "Ter Ronaldo e sua equipe integrando nosso escritório é uma honra. É também muito complementar à nossa prática e experiência em advocacia empresarial. Com a chegada de Ronaldo consolidamos nossa posição na solução de questões que demandam conhecimento jurídico altamente especializado para resolver problemas complexos".

Perfil atuante

Com graduação e doutorado pela USP e mestrado pela Universidade de Harvard, Ronaldo Lemos é professor da Faculdade de Direito da UERJ e da Universidade de Columbia em Nova York. É autor de diversos livros, artigos e pareceres publicados no Brasil e no exterior sobre direito e tecnologia e um dos fundadores do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). 

O advogado foi um dos principais idealizadores do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e do Plano Nacional de Internet das Coisas. Coordenou a equipe acadêmica que auxiliou o Governo Federal em consultas públicas sobre Lei Geral de Proteção de Dados e a reforma da Lei de Direitos Autorais.

Lemos foi vice-presidente do Conselho de Comunicação Social no Congresso Nacional e membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, sediado no Ministério da Justiça. Além disso, integrou o Conselho de Administração de várias organizações, incluindo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Fundação Mozilla. Foi apontado em 2015 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos "Jovens Líderes Globais".

 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas