MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral que não indicou bairro e número de entrevistados
Eleições 2020

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral que não indicou bairro e número de entrevistados

Liminar é do juiz Eleitoral Marco Aurélio Bastos de Macedo, de Riachão do Jacuípe/BA.

Da Redação

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Atualizado às 09:34

O juiz Eleitoral Marco Aurélio Bastos de Macedo, da 114ª Zona Eleitoral de Riachão do Jacuípe/BA, em tutela de urgência, determinou a suspensão da divulgação dos resultados de uma pesquisa eleitoral que não indicou os bairros onde foi realizada e nem a quantidade de pessoas entrevistadas.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

No caso em questão, uma coligação e um candidato a vereador no município de Pé de Serra/BA formularam impugnação à divulgação de pesquisa eleitoral. A justificativa foi que a pesquisa não teria indicado os bairros em que foi realizada e nem o quantitativo de pessoas entrevistadas em cada uma dessas localidades.

Para os autores da ação, seria impossível aferir se houve adequada distribuição das entrevistas de forma proporcional à população de cada uma de suas regiões.

Ao analisar o caso, o juiz observou que a empresa responsável pela pesquisa limitou-se a indicar que ela foi realizada na "sede", não havendo divisão por bairros.

"Nesse caso, conquanto apontados os distritos e povoados em que a consulta foi realizada, entendo que, na sede, a simples menção à ausência de divisão por bairros, 'abrangendo assim todos os limítrofes da mesma', não atende à exigência regulamentar no sentido de que, ausente a delimitação dos bairros, deve ser indicada, ao menos, a(s) área(s) da cidade em que foi realizada."

Segundo o magistrado, a resolução TSE 23.600/19 também exige que seja expressamente apontado o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário, o que não foi feito.

"Com isso, sem a indicação de quantos eleitores foram consultados em cada um dos distritos apontados e na sede, a confiabilidade da pesquisa fica, por ora, maculada."

Sendo assim, concedeu a tutela de urgência e determinou a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral, com a consequente retirada de quaisquer publicações relativas ao tema.

A representação é patrocinada pelo escritório Falcão Rios Advocacia & Advogados Associados.

Leia a decisão.

_________

 

 

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA