MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Primeira pessoa trans nos quadros da OAB/MT recebe carteira de estagiária
Diversidade

Primeira pessoa trans nos quadros da OAB/MT recebe carteira de estagiária

Daniella Veyga recebeu a carteira nesta terça-feira, 6.

Da Redação

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Atualizado em 8 de outubro de 2020 07:15

A estudante de Direito Daniella Veyga foi a primeira pessoa trans a se inscrever nos quadros da OAB/MT. Ela recebeu na última terça-feira, 6, a carteirinha de estagiária da seccional. Nas suas redes sociais, celebrou a conquista: "A partir de hoje atuarei de forma legal na defesa dos direitos das minhas irmãs trans".

 (Imagem: Twitter/Reprodução)

(Imagem: Twitter/Reprodução)

A estudante disse ainda que apesar do registro de estagiária ser provisório, é um ato muito simbólico para a comunidade.

"Esse registro não é só meu, mas é de todas que não tiveram a mesma oportunidade, ou até mesmo aquelas que tiveram suas vidas tiradas antes mesmo dessa oportunidade chegar."

Prometeu utilizar do espaço institucional para fomentar e defender o direito a vida, direito ao amor e direito a felicidade das pessoas trans. "Amigas trans, essa inscrição é de todas vocês."

Transexuais - Tratamento social

Em novembro de 2015, o plenário do STF iniciou o julgamento de RE sobre o direito de um transexual ser tratado socialmente de forma condizente com sua identidade de gênero. O tema teve repercussão geral reconhecida e a decisão atingirá, ao menos, mais de 700 processos sobrestados sobre o assunto.

Após os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, relator, e Edson Fachin, pediu vista o ministro Luiz Fux, e desde então o processo não retornou à pauta da Corte.

Para o relator, "destratar uma pessoa por ser transexual - destratá-la por uma condição inata - é a mesma coisa que a discriminação de alguém por ser negro, judeu, mulher, índio, ou gay. É simplesmente injusto quando não manifestamente perverso". Segundo Barroso, é necessário o reconhecimento do direito fundamental do transexual de ser tratado "como pessoa com respeito à sua identidade, que não é produto de escolha, mas é fenômeno da natureza".

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA