MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-governador da PB não precisa mais cumprir recolhimento noturno
Penal

Ex-governador da PB não precisa mais cumprir recolhimento noturno

6ª turma do STJ entendeu que as justificativas da imposição não se justificavam, pois tudo que poderia ser feito a noite, também poderia ser feito de dia.

Da Redação

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Atualizado às 18:56

Em sessão por videoconferência na terça-feira, 7, a 6ª turma do STJ retirou das medidas cautelares o recolhimento noturno do ex-governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho. O colegiado entendeu que as justificativas da imposição não se justificavam, pois tudo que poderia ser feito a noite, também poderia ser feito de dia.

 (Imagem: Palácio do Planalto/Marcos Corrêa)

(Imagem: Palácio do Planalto/Marcos Corrêa)

Quando no julgamento do HC 554.349, o ex-governador estava preso preventivamente e a 6ª turma substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares diversas. O desembargador relator do TJ/PB entendeu pela inclusão do recolhimento domiciliar noturno e monitoramento eletrônico.

A defesa do paciente requereu a suspensão das medidas cautelares acrescentadas pelo TJ/PB.

Ao analisar o caso, a relatora, ministra Laurita Vaz, considerou que a decisão do desembargador foi devidamente fundamentada. Para a ministra, as medidas são imprescindíveis para implementação e fiscalização daquelas fixadas pelo STJ, além de resguardar a ordem pública e preservar a instrução criminal.

"Esse entendimento, a meu ver, não se mostra desprovido de razoabilidade, notadamente diante da dimensão da suposta organização criminosa e do número de investigados. Havendo, assim, fundamentação específica apta a demonstrar a respectiva necessidade nas hipóteses dos autos em que o procedimento criminal se encontra, ainda, em estágio embrionário."

Diante disso, manteve as medidas cautelares impostas.

Recolhimento norturno

O ministro Sebastião Reis Jr., porém, ponderou que não concorda com o recolhimento noturno. Para S. Exa., ficou muito claro na decisão proferida pelo STJ que poderia o Tribunal local fixar outras cautelares que entendesse pertinente, mas não entende a utilidade da imposição.

"O que eu questiono nesse caso específico é o recolhimento noturno. Eu não percebo qual o utilidade, até porque, pelo que li, é que ele poderia se aproveitar da noite para contatar outros envolvidos. Tudo que poderia ser feito a noite, poderia ser feito de dia."

O ministro Schietti seguiu o entendimento da relatora em sua totalidade. Os demais ministros concordaram com a ponderação do ministro Sebastião. Assim, foi concedida ordem parcial no sentido de suprimir a necessidade de recolhimento noturno.

Os advogados Rafael Carneiro e Pedro Porto Ferreira, do escritório Carneiros Advogados, representam o ex-governador.

_______________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA