MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Vista de Moraes adia análise sobre julgamento de ADIns no Supremo
Lei das ADIns

Vista de Moraes adia análise sobre julgamento de ADIns no Supremo

Ministros decidirão se, por maioria de dois terços de seus membros, o STF pode modular o momento da eficácia da declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Atualizado às 12:29

 (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Vista do ministro Alexandre de Moraes interrompeu, no plenário virtual do STF, análise de ADIns que contestam justamente o julgamento de ADIns e ADCs no Supremo.

Nas ADIns 2.154 e 2.258, julgadas conjuntamente, a CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais e a OAB questionam dispositivos da lei das ADIs (9.868/99), apontando inconstitucionalidade dos arts. 26 e 27.

Os ministros decidirão se, por maioria de dois terços de seus membros, o STF pode modular o momento da eficácia da declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. 

Até o momento, há três votos pela improcedência das ações, entendendo constitucional a possibilidade de modulação pela Corte, contra um. 

Ilegitimidade

A PGR, preliminarmente, opinou pelo não conhecimento da ação por falta de legitimidade da autora. Caso conhecida a ação, opina pela improcedência do pedido de declaração de inconstitucionalidade por omissão e, ainda, pela constitucionalidade dos artigos 26, in fine, e 27, da lei 9.868/99.

Voto do relator

Em 2007, a Corte analisou os artigos 17 e 18, parágrafos 1º e 2º, da referida lei, quando o então relator, ministro Sepúlveda Pertence, votou pela improcedência dos pedidos. Ainda naquele julgamento, por unanimidade, o plenário julgou improcedente a ação quanto ao artigo 26 e, por maioria, improcedente quanto à expressão "salvo expressa manifestação em sentido contrário", contida na parte final do parágrafo 2º do artigo 11, e do artigo 21.

Os ministros, então, passaram a analisar a constitucionalidade do artigo 27. Este artigo diz que o STF pode restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, para que ela "só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado". O relator, ministro Sepúlveda Pertence, votou pela inconstitucionalidade deste artigo.

Publicidade

Em seu voto, disse entender que a alteração proposta por este artigo só poderia ser feita por meio de EC, o que configuraria vício formal. E que quanto ao seu conteúdo, seria necessário "dar interpretação conforme ao art. 27, para evitar que a sua aplicação possa atingir o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido, que acaso hajam surgido da inconstitucionalidade da lei".

Assim, votou pela procedência da ação com relação ao art. 27 da lei 9.868/98. O julgamento, então, foi interrompido por pedido de vista da ministra Cármen Lúcia.

Divergência

Ao apresentar voto-vista, inaugurando posição contrária, Cármen Lúcia votou no sentido de julgar improcedentes as ADIns.

Quanto ao primeiro item, sobre se haveria a alegada omissão inconstitucional em matéria de processamento de ações declaratórias de constitucionalidade, a ministra verificou que a lei 9.868/99 estabeleceu critérios procedimentais pertinentes à tramitação, no Supremo, das ADIns e ADCs. Neste ponto, portanto, não demonstrada omissão, acompanhou o relator, julgando improcedente a ADIn 2.154.

Quanto ao segundo ponto em análise, o art. 27, o qual possibilitou que o Supremo Tribunal, ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, module os efeitos dessa decisão tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, a ministra concluiu que não há incompatibilidade com a Constituição da República. Assim, divergiu do relator, votando pela constitucionalidade do dispositivo, e improcedência dos pedidos.

O voto da ministra foi acompanhado por Marco Aurélio e Edson Fachin. 

Leia a íntegra do voto da ministra. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas