MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados conquista prêmio "Sim à Igualdade Racial 2020"
Premiação

Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados conquista prêmio "Sim à Igualdade Racial 2020"

Grupo de afinidade Soma é vencedor do pilar empregabilidade na categoria comprometimento racial.

Da Redação

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Atualizado às 14:01

O grupo de afinidade Soma, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, conquistou o prêmio "Sim à Igualdade Racial 2020", do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), na categoria comprometimento racial, do pilar empregabilidade. O reconhecimento chega um mês após o escritório contratar 17 estudantes autodeclarados negros dos primeiros anos da faculdade de Direito. O Mattos Filho foi o único escritório de advocacia do Brasil a receber a premiação, concedida no último sábado (10/10), que reconheceu personalidades e instituições com atuação em prol da igualdade racial.

 (Imagem: Reprodução/divulgação)

Roberto Quiroga(Imagem: Reprodução/divulgação)
Com objetivo de atrair, reter e desenvolver talentos negros no escritório, o Soma nasceu da necessidade de promover a mudança no cenário do mercado jurídico nacional. Censo realizado pela Aliança Jurídica para a Equidade Racial, em 2018, apontou que apenas 2% dos profissionais nos maiores escritórios de advocacia do país eram negros. "Temos certeza que estamos no caminho certo para a validação de nossas práticas de equidade racial e que elas também sejam contempladas no mercado jurídico brasileiro", destaca Roberto Quiroga, sócio-diretor do escritório. 

Desde a sua criação, em 2018, o Soma produz conteúdo de qualidade para discutir temas relacionados às questões étnico-raciais, inspirando outras empresas brasileiras a seguirem seu exemplo. Como parte das iniciativas do grupo, criou-se o programa Soma Talentos, ação afirmativa que está na segunda edição e oferece aos jovens aulas de inglês e português jurídico, além de capacitação comportamental, mentoria com sócios do escritório, acompanhamento próximo do RH, entre outras atividades. Ao todo, nas duas edições do programa, mais de mil jovens negros se inscreveram no processo seletivo, mais de 200 candidatos participaram da dinâmica e 33 jovens foram selecionados.  

Na busca por um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, nos dois anos e meio do grupo Soma, diversas iniciativas foram promovidas para integrar os profissionais negros e negras do escritório, gerando neles o sentimento de pertencimento. O Soma, por exemplo, fomentou debates sobre tipos do racismo e o papel dos brancos na luta antirracista, lançou quatro infográficos - Discriminação racial; Branquitude e privilégios; Mulheres negras e Marcos jurídicos - para o público externo, e promoveu passeios sobre herança africana em São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, o grupo cooperou com a prática 100% pro bono na frente étnico-racial, trabalhando na assessoria jurídica gratuita a pessoas físicas e organizações da sociedade civil.

Valorização da diversidade e inclusão

O Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados desenvolve diversas iniciativas para discutir os desafios enfrentados por grupos minorizados, no que se refere à diversidade e inclusão, na sociedade em geral e no mercado de trabalho mais especificamente. Além do pilar racial, cujo grupo de afinidade é o Soma, o programa de diversidade e inclusão do escritório tem outros quatro pilares com cinco grupos de afinidade: o pilar da equidade de gênero, cujos grupos são o 4Women, focado na jornada de desenvolvimento profissional das mulheres, e o em família, que busca promover uma cultura de parentalidade; o pilar dos direitos LGBTQIAP+, que tem o grupo de afinidade #MFriendly; o pilar da inclusão das pessoas com deficiência, cujo grupo de afinidade é o eMFrente, e o pilar da liberdade religiosa cujo grupo de afinidade é o LiRe.