MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministério da Justiça lança Cartilha da Boa Arbitragem

Ministério da Justiça lança Cartilha da Boa Arbitragem

X

Da Redação

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Atualizado às 07:36


Cartilha

Ministério da Justiça lança Cartilha da Boa Arbitragem


Hoje (12/12), a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça lançou a Cartilha da Boa Arbitragem e o Movimento de Defesa da Arbitragem, às 9h30, no auditório da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. O evento contou com a parceria do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A publicação aborda, entre outros conteúdos, quais são os problemas que podem ser solucionados pela arbitragem; quem pode recorrer à arbitragem; como fazer para escolher a arbitragem; a diferença entre arbitragem e justiça comum e quem pode atuar como árbitro. Acessível ao público em geral, a cartilha traz linguagem clara e objetiva e ilustrações para ajudar na compreensão.

A arbitragem é um meio alternativo de solução de conflitos que pode ser usado para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário desde que as partes envolvidas definam e conheçam as regras e o árbitro que deverá decidir sobre o conflito.

De acordo com o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, muitas pessoas utilizam o desconhecimento da população sobre o tema para vender a idéia de que as câmaras de arbitragem têm as mesmas funções do poder Judiciário e coibi-las a aceitar regras que elas não conhecem. O secretário ressalta que o objetivo da cartilha é explicar que a arbitragem é um mecanismo voluntário, ou seja, ninguém é obrigado a submeter-se a ela contra sua vontade.

"É preciso informar a população em geral sobre como funciona a arbitragem para que essa forma de solução de conflitos não caia em descrédito. Temos vários relatos de pessoas que receberam comunicados destas câmaras inidôneas e foram pressionadas a resolver algum problema como se estivessem diante do Judiciário", exemplifica Bottini.

____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...