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Como captar clientes de Direito Eleitoral

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atualizado em 27 de outubro de 2020 10:36

 (Imagem:  Kevin David/A7 Press/Folhapress)

Urna eletrônica(Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress)

A campanha eleitoral das eleições municipais 2020 será a mais digital da história do Brasil, não só pelo sucesso alcançado pela campanha eleitoral digital nas eleições presidenciais de 2018, mas também devido a pandemia do novo coronavírus e as restrições de aglomerações devido às medidas preventivas do isolamento social, que continuam em voga até a distribuição da vacina para a população.

Nesse cenário é imprescindível para os candidatos o conhecimento ou uma assessoria de Direito Eleitoral, uma vez que existem várias regras sobre o que pode e o que não pode ser feito em uma campanha. Outra particularidade das eleições 2020 é o recorde no número de vereadores inscritos. A grande maioria trabalhando em cima da pauta da renovação política que começou em 2018 e teve forte impacto nas eleições de deputados e senadores.

Tudo isso causou um aumento nas buscas por Direito Eleitoral e regras de campanhas eleitorais na internet e o Google se tornou uma fonte de notícias e serviços voltados para as eleições 2020.

Mas como ser visto por esses usuários?

A primeira página do Google é a mais acessada para esse tipo de busca e neste artigo trazemos algumas dicas para ranquear o conteúdo do site do escritório de advocacia nesta plataforma cheia de oportunidades de negócios para advogados especialistas em Direito Eleitoral.

Entenda a forma de pesquisa do seu público-alvo

Entre as mais de 499 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: Campanha Eleitoral.

1) O que caracteriza campanha eleitoral antecipada;

2) Financiamento de campanhas eleitorais por empresas;

3) Como fazer prestação de contas de campanha eleitoral;

4) Como denunciar irregularidades em campanhas eleitorais

5) Como fazer doação de campanha eleitoral;

6) Como prestar contas de campanha eleitoral;

7) O que não pode fazer na campanha eleitoral;

8) Escritório direito eleitoral;

9) Advogado de campanha eleitoral;

10) Consultoria Jurídica eleitoral;

Perceberá que muitas das palavras guardam relação com a mesma intenção do usuário, e justamente a partir das semelhanças de pesquisa, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos.

Em uma simples analogia, é como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros".

Perspectiva de resultado a partir da palavra-chave

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "campanha eleitoral", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 2.950

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 17 (última posição na 1ª página) a 14,7k.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: campanha eleitoral. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 0 a 294 (até 2%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

Google Ads - como funciona?

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 14.700,00/mensais;

10ª posição no Google - R$ 17,00/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Como usar as redes sociais para alcançar a primeira página do Google?

As redes sociais e o WhatsApp foram a força motriz por trás da campanha eleitoral digital em 2018. Será que elas também podem ser usadas para melhorar o ranqueamento de um conteúdo sobre direito eleitoral no Google?

A resposta é SIM! As redes sociais são ferramentas de tração excelentes para fortalecer o conteúdo jurídicos produzidos por advogados ou agências de marketing digital. Assim como os candidatos usam as redes para impactar seu público, o advogado também pode usá-las a seu favor. Mas como?

Depois de escolher a palavra-chave e produzir o conteúdo jurídico e publicá-lo no blog do site do advogado ou escritório de advocacia basta pegar alguns trechos que chamem a atenção dos usuários e replicá-los nas redes sociais, com um link para a matéria completa no blog.

Por exemplo: o advogado fez uma matéria sobre campaha eleitoral digital. Nas redes sociais ele pode colocar uma chamada. O que não pode ser feita em uma campanha eleitoral digital com vários tópicos de ações proibidas. Ao final ele coloca: "Quer saber tudo que é possível fazer na campanha eleitoral digital? Acesse a matéria completa em nosso site + o link para a publicação".

Isso pode ser feito no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e até em Podcasts.

Veja aqui algumas dicas para bombar os posts para advogados!

Então, será que não vale a pena focar apenas nas redes sociais?

A resposta é NÃO. Isso porque as redes sociais são plataformas de impacto, enquanto o Google é uma plataforma de busca.

Ao entrar no Facebook ou Instagram o usuário está apenas se distraindo e ao ser impactado por um conteúdo jurídico interessante pode até seguir a página e acompanhar as publicações, mas não quer dizer que ele precisa do serviço que está sendo oferecido pelo advogado.

No Google o usuário está buscando a solução de um problema então ao acessar um conteúdo que mostra a expertise do advogado no assunto ele estará muito mais propenso a entrar em contato com o escritório de advocacia.

Por isso a estratégia de marketing jurídico para a captação de clientes desenvolvida pela 3MIND tem foco total na primeira página do Google.

Como as pessoas pesquisam por soluções jurídicas no Google?

Para saber como os usuários da internet procuram por soluções jurídicas em diferentes áreas do Direito participe da Semana de Negócios Jurídicos via Google da 3MIND.

Ao longo destes 7 dias, compartilharemos 140 palavras-chave distribuídas em 7 áreas de atuação do Direito, perspectiva de negócios em cada área de atuação e dicas para iniciar imediatamente um planejamento de marketing jurídico para alcançar a primeira página do Google.

Os resultados que são possíveis obter no mercado jurídico por meio do Google são impressionantes, há pouco tempo não fazíamos ideia de que existiam mais de 100 milhões de pesquisas por soluções jurídicas (mensais) no buscador.

Aproveite esse oceano azul de possibilidades jurídicas para captar mais clientes para o seu escritório de advocacia.

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo on-line para mais de 150 advogados em todo o Brasil. Inscreva-se no curso gratuito de Marketing Jurídico e torne-se um especialista você também!

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