MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém prisão de homem que fugiu por 19 anos em disputa por herança
Ação Penal

STF mantém prisão de homem que fugiu por 19 anos em disputa por herança

O homem foi acusado de matar duas pessoas em disputa por herança. O caso deve ainda ser julgado pelo Tribunal do Júri.

Da Redação

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Atualizado às 15:49

Nesta terça-feira, 27, a 1ª turma do STF negou HC a homem acusado de duplo homicídio em disputa por herança. Por maioria, vencido o ministro Marco Aurélio, o colegiado entendeu que não há excesso de prazo da custódia.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O caso

Trata-se de caso que envolve disputa por herança, na década de 1990, na qual o paciente foi acusado de invadir uma fazenda, com mais cinco pessoas, e matar duas vítimas com armas de fogo. Logo após o cometimento do crime, o homem ficou foragido por 19 anos, conforme exposto no julgamento.

Publicidade

Em 2016, o juízo de 1º grau expediu nova medida de prisão preventiva, a qual foi efetuada. O caso deve ainda ser julgado pelo Tribunal do Júri.

Em março de 2019, o ministro Marco Aurélio determinou o alvará de soltura do acusado ao afirmar que o homem estava preso há 2 anos, 4 meses e 8 dias, naquela data: "surge o excesso de prazo", afirmou.

Naquela decisão, o decano do STF afirmou que privar da liberdade, por período desproporcional, "pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo viola o princípio da não culpabilidade".

HC

No julgamento desta tarde, o ministro Marco Aurélio deferiu a ordem para afastar a prisão preventiva. O relator reiterou os fundamentos de excesso de prazo, já proferidos na decisão de 2019, dizendo que o paciente se encontrava preso sem culpa formada.

Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes votou pela manutenção da prisão ao frisar que o caso é "extremamente grave". O ministro afastou o argumento de excesso de prazo, enfatizando a sentença de pronúncia do caso. No mesmo sentido, acompanharam os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e a ministra Rosa Weber.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.