MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Auditores da Receita atuantes em sessão de contrabando receberão adicional retroativo por periculosidade
Periculosidade

Auditores da Receita atuantes em sessão de contrabando receberão adicional retroativo por periculosidade

Juiz determinou pagamento do adicional a partir da data de laudo técnico que ensejou o recebimento.

Da Redação

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Atualizado às 10:25

Laudo técnico é termo inicial para recebimento de adicional de periculosidade por auditores da Receita. Assim entendeu o juiz Federal Warney Paulo Nery Araújo, da 15ª vara do JEC da Seção Judiciária de Goiás, ao determinar que a União realize o pagamento retroativo aos autores.

 (Imagem: Freepik / Montagem Migalhas)

(Imagem: Freepik / Montagem Migalhas)

Eles contam que foram lotados em sessão de repressão ao contrabando e descaminho da RFB em Goiânia/GO. Na Justiça, pleitearam o pagamento de adicional de periculosidade, cujo direito foi reconhecido administrativamente. Argumentam que laudo técnico pericial que constatou o direito ao recebimento do adicional data de março de 2017, mas, em razão a inércia da administração, portaria que concedeu o adicional somente foi publicada em novembro de 2018. Assim, requereram o pagamento retroativo, a partir da data do laudo técnico.

O magistrado considerou que, tendo o laudo técnico atestado a exposição dos servidores às condições perigosas a partir de março de 2017, há prova de que fazem jus ao adicional desde a data do laudo.

Assim, julgou procedente o pedido para condenar a União a pagar aos autores as diferenças relativas ao adicional retroativamente.

Os servidores foram representados no processo por Felipe Bambirra, Sérgio Merola e José Andrade, de Bambirra, Merola e Andrade Advogados.

Veja a sentença.

_______________

t