MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Securitização de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Securitização de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio"

O autor aborda também o estudo do direito do mercado de capitais.

Da Redação

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Atualizado às 07:28

O livro "Securitização de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio: O patrimônio separado da companhia securitizadora" (Quartier Latin - 258p.), do advogado Diego Golçalves Coelho, aborda o complexo fenômeno jurídico da securitização e analisa a realidade econômica da securitização e a sua importância no mercado brasileiro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O fenômeno da securitização (ou titularização, como se diz deste lado do Atrântico) é dos fenômenos do mercado de capitais que mais paixões suscita. A crise do subprime e seu contágio aos mercados europeus lançou uma forte suspeita, senão sobre a própria bondade da securitização, pelo menos sobre a adequação do seu modelo regulatório, colocando na sombra as virtudes deste instrumento de competitividade econômica, enquanto a modalidade de financiamento em mercado.

A suspeita sobre a titularização de créditos agravou a dependência dos agentes econômicos face ao financiamento bancário, justamente num momento em que a banca europeia - e em especial a portuguesa -  revelava inegáveis fragilidades e em que o Direito Europeu do mercado de capitais inaugurava a denominada era da crise.

O núcleo da obra encontra-se, no entanto, no capítulo III, no qual o autor afronta o problema da natureza e função dos patrimônios autônomos.

O autor navega com sucesso e segurança por estas águas caudalosas, marcadas por um lastro histórico-cultural de difícil apreensão. Com efeito, a criação de patrimônios de afetação especial - surgindo como uma novidade do regime da securitização - é, na verdade, um fenômeno que vem do fundo do tempo.

Sobre o autor

Diego Golçalves Coelho é mestre em Direito Comercial pela USP. Pós-graduado em Direito Empresarial, com ênfase em Mercado de Capitais, Direito Bancário e Direito Imobiliário, pela FGV.

__________

Ganhadora

Mari Angela Andrade, de Americana/SP.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...