MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Expedido mandado de prisão contra Pimenta Neves

Expedido mandado de prisão contra Pimenta Neves

X

Da Redação

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Atualizado às 10:49


Pimenta Neves

Expedido mandado de prisão

O juiz Diego Ferreira Mendes, do Fórum Regional de Ibiúna, expediu mandado de prisão contra o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, condenado pela morte da ex-namorada e também jornalista Sandra Gomide, em agosto de 2000, cumprindo decisão de ontem (13/12) da 10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O mandado de prisão será agora encaminhado ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, da Polícia Civil de São Paulo, e à polícia, responsável pela prisão.

Hoje pela manhã, por unanimidade de votos, a 10ª Câmara também reduziu a pena do réu, de 19 anos, 2 meses e 12 dias de reclusão em regime integralmente fechado para 18 anos. Participaram da decisão os desembargadores Carlos Bueno (relator), Fabio Gouvea e Otávio Henrique.

O julgamento do recurso pelo TJ aconteceu após sete meses da condenação do réu pelo Tribunal do Júri de Ibiúna, em maio deste ano. O jornalista não foi preso na época por força de uma decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça, em recurso apresentado por seus advogados

HC

Um pedido de habeas-corpus foi apresentado ontem no STJ pela defesa do jornalista.

Segundo a defesa, a determinação do TJ causa constrangimento ilegal ao jornalista, uma vez que a prisão tem cunho preventivo sem nenhuma necessidade uma vez que praticamente ficou mantida a condenação imposta a ele pelo Tribunal do Júri e nenhuma razão apta a fundamentá-la foi apontada. Além disso, defende que o TJ desprezou preceitos constitucionais e afrontou decisão do STF que garantiu a Pimenta Neves responder ao processo em liberdade. No seu entender, mandar prendê-lo é desrespeitar a decisão do STF.

Assim, pede que seja concedida liminar de modo que seja suspensa a decretação da prisão do jornalista e que, ao final do julgamento, seja concedido o habeas-corpus para que os mandados de prisão sejam recolhidos. A relatora é a ministra Maria Thereza de Assis Moura, da Sexta Turma do STJ.

O crime

Pimenta Neves foi condenado pelo assassinato da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide. O crime aconteceu em 20 de agosto de 2000, na cidade de Ibiúna, interior de São Paulo. Apesar de condenado, Pimenta Neves ganhou o direito de recorrer da sentença em liberdade. O julgamento durou três dias e se deu em maio deste ano, pelo Tribunal do Júri de Ibiúna, cidade do interior de São Paulo.

_______________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...