MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF inicia julgamento sobre lei complementar para cobrança da diferença de alíquotas do ICMS
Tributos

STF inicia julgamento sobre lei complementar para cobrança da diferença de alíquotas do ICMS

Os ministros deverão decidir se é necessária, ou não, a edição de lei complementar para cobrança da diferença de alíquotas do ICMS nas operações interestaduais.

Da Redação

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Atualizado às 18:54

Nesta quarta-feira, 11, o plenário do STF deu início ao julgamento de duas ações para saber se é necessária a edição de lei complementar visando a cobrança da diferença de alíquotas do ICMS nas operações interestaduais, envolvendo consumidores finais não contribuintes do imposto. Até o momento, votaram os dois relatores - ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli - pela necessidade de LC. 

O novo ministro Nunes Marques pediu vista dos autos e suspendeu o julgamento.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Ações

Os ministros julgam duas ações. Em uma delas, uma empresa de madeira questiona acórdão do TJ/DF, que entendeu que não é necessária a edição de lei complementar para a cobrança da diferença de alíquotas do ICMS - DIFAL nas operações interestaduais envolvendo consumidores finais não contribuintes do imposto. Para o Tribunal de Origem, "a EC 87/96 não criou nova hipótese de incidência tributária, apenas determinou a aplicação do diferencial da alíquota interestadual do ICMS nas operações interestaduais".

Publicidade

Em outra ação, a ABCOMM - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico questiona o convênio ICMS 93/15, do Confaz, que "dispõe sobre os procedimentos a serem observados nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada".

Sustentações orais

Pela empresa impetrante, o advogado Fabio Brun Goldschmidt defende a edição de lei complementar sobre o tema. O causídico afirmou que a ausência da norma traz consequências graves, tais como retenção de carga, negativa de certidões negativas e suspensão de inscrição estaduais dos contribuintes. Por fim, o advogado salientou que há PL tramitando no Congresso que exige a edição de lei complementar.

O advogado Jorge Octávio Lavocat, em nome dos 26 Estados federados e do DF, defende que não é necessária LC para regulamentar a DIFAL. Segundo explicou o advogado, o convênio questionado não define sujeito ativo da relação tributária, mas apenas padroniza procedimentos. Por fim, o causídico defendeu que a declaração de inconstitucionalidade da norma não teria o condão de restituir o que foi pago a título de DIFAL pelos contribuintes.

Pela Abcomm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o advogado Eduardo Borges afirmou que, nesse litígio, quem é penalizado é o contribuinte, que não sabe a quem recolher o tributo.

Pela Fecomércio, admitida como amicus curiae, o advogado Tércio Sampaio Ferraz defendeu que o convênio ICMS 93/15, ainda que tenha tratado de normas gerais, não pode ser utilizado para fixar provisoriamente normas para as quais a CF exige lei complementar sob pena de violação da estrutura normativa do sistema tributário.

A Fiesp, admitida como amicus curie, representada pelo advogado Roque Antônio Carrazza defende que o assunto demanda edição de lei complementar. Para o causídico, a criação de uma norma previne conflitos de competência tributária entre as unidades federais. O advogado questionou: se o fornecedor envia a mercadoria para outros Estados, a qual delas será devido o DIFAL do ICMS? "Somente uma lei complementar poderá dar uma resposta juridicamente válida a pergunta", respondeu.

Relatores

O voto do ministro Marco Aurélio foi "fino para os contribuintes e grosso para a Fazenda", conforme ele próprio classificou. O decano proveu o recurso para reformar o acórdão no sentido de assentar a invalidade da cobrança em operação interestadual, envolvendo mercadoria destinada a consumidor final não contribuinte do diferencial de alíquota do ICMS na forma do convênio 93/15, ausente lei complementar.

Assim propôs a tese:

"A cobrança da diferença de alíquota alusiva ao ICMS, conforme introduzida pela EC 87/15, pressupõe edição de lei complementar veiculando normas gerais."

Veja a íntegra do ministro Marco Aurélio. 

O ministro Dias Toffoli deu provimento as ações, para invalidar os trechos impugnados do convênio, ou seja, pela necessidade de lei complementar.

No início de seu voto, o ministro Dias Toffoli questionou: o emitente da mercadoria, sendo uma microempresa, vai ter condições conhecer toda a legislação estadual e ter estrutura para efetuar o recolhimento do tributo? "Você inviabilizaria o setor que mais gera emprego no Brasil, que são as micro e pequenas empresas", afirmou.

Segundo o ministro, após a EC 87/15 o empresário passou a ter duas obrigações tributárias. Uma com o Estado de origem, a qual deve o imposto com base na alíquota interestadual, e outra com o Estado de destino, ao qual deve o imposto diferencial de alíquotas. "Provocou substancial alteração na sujeição ativa da obrigação tributária", afirmou o ministro sobre a EC.

Dias Toffoli afirmou que cabe à lei complementar definir seus contribuintes; dispor sobre substituição tributária; disciplinar o regime de compensação de imposto; fixar o local de cobrança do imposto e fixar a base de cálculo.

Por fim, o ministro salientou que a falta de lei complementar vem trazendo diversos conflitos federativos. Assim, para Toffoli, não cabe aos Estados e ao DF efetivar cobrança do imposto em não havendo lei complementar.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas