MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da 388ª Sessão Ordinária do CADE

Boletim da 388ª Sessão Ordinária do CADE

x

Da Redação

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Atualizado às 08:35


Resultados

Boletim da 388ª Sessão Ordinária do CADE

O Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica reuniu-se em 13/12/2006 para apreciar dezessete itens em pauta. Dentre as matérias julgadas, destacaram-se dois atos de concentração, além de alguns despachos discutidos ao final da sessão. O primeiro ato de concentração analisava a compra, pela Citrovita Agroindustrial, da participação acionária da Montecitrus Trading no terminal Rhamo do Porto de Santos. Apesar de o Plenário, por unanimidade, entender que a operação em si não representa ameaça à livre concorrência, motivo pelo qual ela foi aprovada sem restrições, durante o debate alguns membros do Conselho alertaram para a alta concentração que se desenha na área de transporte e armazenamento de suco de laranja a granel.

O segundo ato de concentração referia-se à aquisição das operações de minério de ferro da Rio Verde Mineração pela Minerações Brasileiras Reunidas (MBR). A operação foi aprovada por unanimidade, porém com restrições relativas à cláusula de não-concorrência prevista no contrato, que determinava que a Rio Verde ficaria afastada da produção e da comercialização de minério de ferro por 5 anos, tanto no mercado nacional como no internacional. O Conselho, seguindo pareceres da SEAE, SDE e procuradoria do CADE, entendeu que tal cláusula deve ser revista, a fim de limitar seus efeitos ao mercado nacional.

Após o julgamento dos itens na pauta, o Conselho seguiu à homologação de despachos. Em um desses despachos, trazido pela presidente do CADE, Drª Elizabeth Farina, foi analisado o pedido da Telesp quanto ao suposto conflito entre a resolução 437/2006 da ANATEL - pela qual as concessionárias de serviços de telecomunicação que detêm poder de mercado significativo ficam proibidas de praticar descontos na exploração industrial de linhas dedicadas - e os Termos de Compromisso de Cessação firmados entre aquela Agência e a compromissária e homologados pelo CADE, nos quais a empresa se comprometeu a praticar condições comerciais não discriminatórias na prestação de seus serviços. A presidente do CADE entendeu que não há o conflito sugerido pela Telesp, uma vez que a vedação aos descontos não feria o previsto nos TCCs, mas também que a resolução 437/2006 pode gerar efeitos concorrenciais relevantes, o que ensejou uma recomendação à ANATEL para que reveja a aplicação de seus critérios no enquadramento das concessionárias como detentoras de poder de mercado significativo e reavalie a proibição da prática de descontos. Os termos do despacho foram homologados por unanimidade pelo Plenário.

Em outro despacho homologado por unanimidade pelo Plenário, o conselheiro Luis Fernando Schuartz atendeu ao pedido da empresa Marimex Ltda. no sentido de que fosse suspensa a cobrança de taxa por ressarcimento de despesas administrativas e operacionais pelo uso de recintos alfandegados da empresa Rodrimar S.A. no Porto de Santos. A legalidade da referida taxa é objeto de análise da SDE, onde tramita procedimento administrativo com base em denúncia da Marimex. Em seu despacho, o conselheiro destacou que, na presença de dúvida razoável quanto à legalidade da taxa e de elementos que indiquem que sua cobrança acarreta danos irremediáveis à concorrência, é recomendável a adoção de uma medida preventiva, ou seja, da proibição da cobrança enquanto não houver decisão de mérito no processo.

Por fim, o Conselho tomou duas decisões administrativas importantes. A primeira diz respeito às consultas públicas que estão em curso (03/2006, 04/2006 e 05/2006), que ganharam uma extensão em seu prazo e estarão abertas até o dia 12 de janeiro de 2007. A outra é a definição do calendário de sessões ordinárias do CADE para os meses de janeiro a julho de 2007. A proposta aprovada está descrita abaixo:

Janeiro/2007

  • Dia 17 - 389ª Sessão Ordinária
  • Dia 31 - 390ª Sessão Ordinária

Fevereiro/2007

  • Dia 14 - 391ª Sessão Ordinária

Março/2007

  • Dia 7 - 392ª Sessão Ordinária
  • Dia 21 - 393ª Sessão Ordinária
  • Dia 28 - 394ª Sessão Ordinária

Abril/2007

  • Dia 11 - 395ª Sessão Ordinária
  • Dia 25 - 396ª Sessão Ordinária

Maio/2007

  • Dia 9 - 397ª Sessão Ordinária
  • Dia 23 - 398ª Sessão Ordinária

Junho/2007

  • Dia 13 - 399ª Sessão Ordinária
  • Dia 27 - 400ª Sessão Ordinária

Julho/2007

  • Dia 11 - 401ª Sessão Ordinária
  • Dia 25 - 402ª Sessão Ordinária

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...