MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei Complementar nº 123 - Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Lei Complementar nº 123 - Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

x

Da Redação

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Atualizado às 10:00


Lei Complementar nº 123

Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Ao sancionar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em cerimônia realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Lula elogiou o Congresso Nacional por superar as divergências partidárias e ideológicas e aprovar o texto.

Na avaliação do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, a aprovação da nova lei, neste momento em que o país discute formas de se buscar um crescimento econômico maior e de forma sustentada, é muito importante. Para o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, Paulo Okamotto, o pequeno negócio é o responsável pelo primeiro emprego, combate a violência, o desemprego e a marginalidade. Segundo opinou o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, a nova lei vai gerar a formalização de um a três milhões de empresas que atuam na informalidade.

Segundo dados do governo federal, as micro e pequenas empresas respondem por 99% das pessoas jurídicas do Brasil, por 54% da força de trabalho, por 26% da massa salarial e por cerca de 20% do PIB. A lei, que passa a vigorar a partir de 1º de julho de 2007, deverá beneficiar cerca de 2,2 milhões de empresas já incluídas no Simples com uma redução média de 15% a 20% na carga tributária. A renúncia fiscal estimada pelo governo federal é de R$ 5,4 bilhões por ano com a legislação. Em 2007, porém, a renúncia estimada é de cerca de R$ 2,6 bilhões.

  • Clique aqui e confira na íntegra a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis nº 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, da Lei nº 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999.

_____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...