MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Cooperação Administrativa para a Cobrança Extraterritorial de Tributos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Cooperação Administrativa para a Cobrança Extraterritorial de Tributos"

A obra aborda um dos temas mais candentes para as Administrações Tributárias modernas.

Da Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Atualizado às 08:37

A obra "Cooperação Administrativa para a Cobrança Extraterritorial de Tributos - Uma Demanda do Estado Fiscal" (Lumen Juris - 290p.), da procuradora Aline Della Vittoria, percorre sobre a legislação internacional, principalmente veiculada através de tratados bilaterais e multilaterais, contrastando os limites normativos e padrões internacionais, propiciando um excelente referencial teórico para os operadores do Direito.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Um dos atuais desafios à sustentabilidade do Estado Fiscal diz respeito ao fato de que, enquanto os contribuintes podem ser proprietários de bens e ativos em todo o mundo, as autoridades fiscais estão limitadas a promover a cobrança de créditos tributários apenas dentro de seu próprio território.

Diante das inúmeras dificuldades de se alcançar bens situados em território estrangeiro, a Convençãoo CoE / OCDE exsurge como o instrumento multilateral mais amplo e eficaz para a rápida implementação de técnicas de fiscalização e arrecadação estatal, incluindo a assistência na recuperação de tributos.

Muito embora, em junho de 2016, o Brasil tenha ratificado a Convenção CoE / OCDE, houve um claro retrocesso quando, em agosto do mesmo ano, formulou três reservas, negando-se a prestar duas das três formas de assistência. Consequência das reservas formuladas é que, pelo princípio da reciprocidade, o Brasil está impossibilitado de solicitar pedidos de assistência na recuperação de tributos aos demais Estados Partes.

As perdas fiscais decorrentes da falta de aplicação da Convenção CoE / OCDE são imensuráveis, sendo de extrema relevância que o Brasil se mobilize para a retirada das reservas e, assim, possa se beneficiar do mais abrangente instrumento de cooperação administrativa voltado à recuperação extraterritorial de tributos.

Sobre a autora:

Aline Della Vittoria é procuradora da Fazenda Nacional. Mestra em Direito Internacional (UERJ). Especialista em Direito Tributário (PUC Minas). Especialista em Direito Civil (UCAM). Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie SP. Ex-advogada da EBCT. Ex-Advogada do BNDES. Ex-advogada da União.

_____

Ganhador:

Bruno Marçal de Oliveira Alves, de Contagem/MG

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...