MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mercado Pago devolverá em dobro valor debitado de usuário por engano
Digital

Mercado Pago devolverá em dobro valor debitado de usuário por engano

Justiça de MG constatou que houve falha na prestação de serviços pela empresa.

Da Redação

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Atualizado às 11:21

O Mercado Pago deverá devolver em dobro os valores debitados em conta virtual de usuário. Decisão é da juíza leiga Letícia Campos de Oliveira, homologada pelo juiz de Direito Artur Bernardes Lopes, do Juizado Especial de Contagem/MG, ao ser constatado que houve falha na prestação de serviços pela empresa.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O consumidor, que possui uma conta virtual na plataforma Mercado Pago, apresentou ação alegando que em novembro de 2018 apareceu um débito automático de uma fatura no valor de R$ 5.605,46 de forma indevida. Em decorrência de tais fatos, pediu na Justiça a restituição do valor em dobro e indenização por danos morais.

O site, por sua vez, alegou que já havia realizado a devolução do valor debitado na conta do cliente. Por essa razão, ao analisar o caso, a juíza leiga pontuou que houve perda parcial do objeto da ação, que era a devolução do dinheiro.

A julgadora concluiu que deve haver a atualização da quantia devolvida, com objetivo de tornar atual o valor da moeda eventualmente corroída pela inflação da data em que houve o débito em conta até a data da devolução do valor pago. "Tangente a restituição em dobro, embora a ré tenha devolvido o valor, a meu ver, a restituição deveria ocorrer em dobro, haja vista a ausência de comprovação de engano justificável pela requeria".

Em relação ao dano moral, ficou entendido que o acontecimento não ofendeu a honra, imagem e vida privada do consumidor e por isso, não é justificável.

O escritório CCS Advocacia Digital atua na causa pelo consumidor.

Veja a decisão.

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio Migalhas