MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Eleitoral de Campinas nega apreender celular do candidato a prefeito Dário Saadi
Eleições 2020

Justiça Eleitoral de Campinas nega apreender celular do candidato a prefeito Dário Saadi

Por absoluta "incompetência", juízo extingue representação do Ministério Público Eleitoral.

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Atualizado às 16:15

O juiz eleitoral José Guilherme Di Rienzo Marrey, de Campinas/SP, negou pedido do Ministério Público Eleitoral de busca e apreensão, com posterior perícia, do celular do candidato Dário Saadi, médico que disputa o 2º turno das eleições para a prefeitura local. Dário lidera as últimas pesquisas de intenção de voto.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

A autora do pedido foi a promotora de Justiça Simone Rodrigues Horta Gomes, com base em investigação do último mês de abril, supostamente envolvendo a compra de testes para covid-19. Na decisão, o magistrado reconhece a "incompetência absoluta da Justiça Eleitoral" e julga extinto o processo sem julgamento de mérito.

Publicidade

Rienzo Marrey explicou que a Justiça Eleitoral tem competência para apuração, mesmo para fins penais, somente dos crimes eleitorais e os conexos (ligados diretamente) a eles.

"Os delitos imputados pelo Ministério Público não se encaixam nessas hipóteses, seja porque teriam sido praticados entre Março e Abril de 2020, muito antes do início da campanha eleitoral, seja porque não têm qualquer relação com o pleito."

O magistrado esclareceu ainda que o pedido feito é de que as provas obtidas com a apreensão sejam compartilhadas nos autos do inquérito policial, "o que demonstra, ainda mais, a incompetência absoluta deste juízo, sendo certo, consequentemente, que tal medida somente poderia ser decretada pelo juízo natural em que tramita a referida investigação".

A decisão é da tarde desta terça-feira, 24.

Em tempo, não é a primeira vez que o Ministério Público tenta, de maneira atípica, se imiscuir no pleito em Campinas, tendo como alvo o candidato Dário Saadi. Com efeito, há alguns dias apresentou um pedido de cassação do político por atendimento médico voluntário - que é realizado há 20 anos. O pedido também teve o mesmo destino.

  • Processo: 0600109-62.2020.6.26.0379

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...