MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém prisão de condenado por atividade clandestina de telecomunicação
Telecomunicação

STF mantém prisão de condenado por atividade clandestina de telecomunicação

A 2ª turma do STF afastou a aplicação do princípio da insignificância e manteve a prisão do paciente.

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Atualizado às 16:44

A 2ª turma do STF negou HC impetrado em favor de um homem condenado por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação. Por maioria, o colegiado afastou a aplicação do princípio da insignificância e manteve a prisão do paciente. 

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

O homem pugnou pela aplicação do princípio da insignificância, pois a rádio operada era de baixa frequência, “não sendo capaz de causar lesão ou ameaça de lesão ao bem jurídico protegido pela norma incriminadora”, disse.

Em fevereiro do ano passado, o ministro Lewandowski denegou a ordem. O ministro afirmou que não poderia aplicar o princípio da insignificância porque nos precedentes nos quais fora aplicado cuidava-se de serviço de radiodifusão operado em baixa frequência, o qual, como exposto na oportunidade, “não tinha capacidade de causar interferência relevante nos demais meios de comunicação, o que não é o caso dos autos”, afirmou.

Na tarde de hoje, Lewandowski reafirmou os fundamentos de seu voto anteriormente proferido. O relator foi seguido pelos ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes.

O ministro Edson Fachin, por outro lado, concedeu a ordem por entender que o caso não teve o mínimo de ofensividade. "Não se vislumbra serviços essenciais à população com perigo de interferência", afirmou.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...