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Marketing jurídico

Cassação da CNH: possibilidades para o marketing jurídico

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Atualizado às 11:14

Ter a CNH cassada significa perder a carteira de motorista, logo o direito de dirigir. Há algumas infrações previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que acarretam na cassação, mas o processo é complexo, delicado e cheio de detalhes.

Tentar enfrentar um processo de cassação sozinho é praticamente impossível, além de exaustivo, e assim condutores punidos estão em constante busca de serviços para os auxiliarem.

Há muitas agências que oferecem assessoria, mas nada é tão confiável como um escritório de advocacia especializado no assunto.

A cassação da CNH é a punição mais rígida do CTB, pode levar o condutor a ficar até dois anos sem dirigir, e obrigá-lo a fazer todo o processo de habilitação ao fim do período, para voltar a dirigir.

Entenda o que estes condutores estão buscando

Entre as mais de 469 palavras-chave (formas de pesquisa diferentes) identificadas pelo público-alvo, destacamos algumas das 10 mais comuns e com melhor potencial de resultado a partir da palavra-chave: Cassação da CNH.

1) Cassação da CNH;

2) Cassação de CNH;

3) Cassação de habilitação;

4) Cassação de CNH quanto tempo;

5) Cassar carteira;

6) Motivos para cassação da CNH;

7) Carteira cassada o que fazer;

8) Carteira de habilitação cassada;

9) Carteira de motorista cassada;

10) Carteira de motorista "caçada";

A partir das semelhanças de pesquisas, o algoritmo do Google nos fornece o termo mais comum e utilizado entre os mesmos: assim como acontece em e-commerces como Amazon e Mercado Livre quando estamos comprando algo e somos surpreendidos com a seguinte mensagem "Os usuários que compraram este produto, também compraram estes outros". 

Entenda e explore os resultados 

Observe no print abaixo o resultado de pesquisas relacionadas ao utilizar a palavra-chave "Cassação da CNH", são inúmeras combinações de palavras-chave utilizadas nas pesquisas. 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Estimativa de tráfego total (palavras relacionadas acima) - 101.050

Estimativa de tráfego médio para um site posicionado na 1ª página de forma orgânica:

De 305 (última posição na 1ª página) a 962.

Atenção - observe pelo print acima que o volume total se refere especificamente a combinação de palavras-chave: Cassação da CNH. Pequenas variações na combinação das palavras-chave poderão interferir para mais ou para menos neste resultado. Outra variação ocorre pelo posicionamento do seu site na 1ª página, lembrando que os primeiros recebem o maior tráfego.

A metodologia aplicada acima para exibição da perspectiva de tráfego, consiste na utilização de ferramentas para análise de tráfego de sites concorrentes, verificando o volume de acesso da primeira e da última posição organicamente, ou seja, sites que não estão pagando para aparecer na 1ª página.

Estimativa conservadora de contatos mensais (site na 1ª página) - 15 a 48 (até 5%)

Diversos fatores podem influenciar na perspectiva de resultado, entre eles, destacamos o chamado "senso de urgência" que leva o usuário a tomar uma ação imediata ou não sobre o problema e, principalmente, a experiência do usuário ao ler seu conteúdo - quanto mais se conectar com o problema do usuário, maiores serão suas chances de contato.

Estimativa de conversão em negócios para o escritório - o resultado poderá variar de acordo com a característica comercial do escritório, alternando também pela origem dos clientes e a possibilidade de fechar contratos jurídicos com clientes de outros estados. Exemplo: clientes da sua Cidade (mais facilidade de conversão), outros estados (menor conversão).

E se você quisesse pagar por anúncios?

A lógica financeira do Google Ads se assemelha ao funcionamento de um leilão e, de forma bastante resumida, quem oferecer o maior lance pela palavra-chave, leva! Mas, na prática, outros fatores também podem influenciar no valor cobrado pela ferramenta, incluindo a sua localização, qualidade do anúncio e a experiência do usuário em seu site.

Na prática, advogados em grandes Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, sofrerão com o leilão já inflacionado em suas regiões (oferta x demanda), podendo atingir até (R$ 38,00) 1 (um) único clique pela palavra-chave Advogado Empresarial.

Neste caso, calculando hipoteticamente o custo do tráfego dos sites posicionados na 1ª e na última posição orgânica (10ª posição da página), considerando o custo de (R$ 1,00) por clique, um escritório NÃO posicionado organicamente teria que desembolsar a seguinte quantia:

1ª posição no Google - R$ 962/mensais;

10ª posição no Google - R$ 305/mensais;

O posicionamento orgânico é um dos motivos de crescimento acelerado para diversos escritórios de Advocacia que enxergaram o potencial do Google ao iniciar suas ações de Marketing Jurídico.

Se você não puder esperar para obter um resultado orgânico, conte com os especialistas da 3MIND para aprender através dos nossos cursos ou para que a nossa equipe gerencie suas campanhas.

Chegando no topo do Google sem anúncios

O termo SEO é usado já há bastante tempo e com certeza você já ouviu falar dele. Em inglês, Search Engine Optimization, basicamente a otimização da busca do Google. Ou seja, uma técnica empregada por todos os produtores de conteúdo online para se posicionar bem no buscador.

São mais de 200 técnicas empregadas pelo SEO do Google, e elas estão sempre mudando, mas algumas dicas são válidas sempre:

Use sua palavra-chave no título, primeiro parágrafo do texto. Aqui mesmo, neste texto, veja como estruturei o título e as primeiras frases

O título deve ter no máximo 65 caracteres com espaços

Use parágrafos curtos, de 3-5 linhas, que facilitem a leitura do usuário

Divida o texto com intertítulos, e se possível tenha um sumário com links no início do texto

Crie o conteúdo de maneira lógica, começo, meio e fim. Pense na experiência do leitor e nas informações que ele busca

E a dica de ouro: a famosa call to action. É aqui que vendas e conteúdo se unem. No final do seu texto, incentive seu leitor a uma ação: no caso de um escritório jurídico, entrar em contato com a equipe.

Assim, inclua sua informação de contato, plugin de redes sociais ou WhatsApp para facilitar a ação.

Mas vale lembrar: Cuidado: nunca venda "literalmente" o serviço do advogado, não inclua valores ou incentive ação judicial. Isso é vetado pelo Código de Ética da OAB por caracterizar mercantilização da profissão e pode gerar multa.

1ª posição do Google para outras áreas do Direito

É possível conquistar a posição de prestígio também em outras áreas do Direito, é nisso que somos especialistas! Participe da Semana de Negócios Jurídicos via Google da 3MIND, faça nossos cursos gratuitos de Marketing Jurídico, ou entre em contato com nossa equipe.

Todas as metodologias de marketing jurídico da 3MIND são fruto da experiência em campanhas digitais e produção de conteúdo para mais de 150 advogados em todo o Brasil, o que nos faz a maior agência do país especializada na área jurídica. Junte-se a nós!

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