terça-feira, 24 de maio de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio do e-book "Direito do Ambiente"
Promoção

Resultado do sorteio do e-book "Direito do Ambiente"

Obra une visão holística abrangente e o tratamento jurídico interdisciplinar da questão ambiental no país.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Dia 9/12, às 17h, Édis Milaré lança a 12ª edição da sua consagrada obra "Direito do Ambiente(Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 1776p.). O livro trata da atual crise sanitária que abalou o mundo, cuja origem guarda estreita relação com a crise ambiental. No webinar de lançamento, vários especialistas do meio jurídico e acadêmico farão breves comentários sobre a importância da obra para a advocacia ambiental. Na ocasião e para celebrar o momento, um coquetel-musical com a apresentação do pianista Hércules Gomes.

(Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A obra de Édis Milaré tem passado por sucessivas edições - esta é a 12ª, acuradamente revisada -, fato lisonjeiro não apenas para o autor, mas ainda para o Direito do Ambiente, ramo auspicioso do saber jurídico contemporâneo. A situação crítica que se desvenda em relação ao Planeta Terra - ameaçado por riscos globais como o excesso de população, o perigo nuclear, as mudanças climáticas e a perda crescente da biodiversidade -, mais do que preocupante, é desafio para o ecossistema planetário e para a sobrevivência da família humana.

Não se trata de clamor alarmista, como muitos acreditam, mas de alertas da Ciência e da observação atenta dos fatos nos cinco continentes. Os processos naturais que regulam os diferentes ecossistemas estão avariados e comprometidos. As relações dos humanos com o mundo natural estão em parte pervertidas, em parte desfocadas. Em síntese, a questão ambiental está relacionada à vida de cada um de nós, e a atual crise pandêmica decorrente da Covid-19 comprova isso.

Os governos e, particularmente, a sociedade nacional sentem-se, com razão, preocupados com essa situação que nada tem de fictícia, senão de cruamente real e concreta. Por isso, é indispensável ordenar, ou reordenar, o comportamento do Estado e da própria sociedade, ela mesma, para adequarem as normas jurídicas e as medidas práticas a essa realidade nova e cambiante que condiciona a "casa comum" e seus bilhões de moradores. O Direito do Ambiente afirma-se cada vez mais e se renova continuamente. É bom ressaltar que o Brasil sempre se destacou nessa trajetória, servindo de referência até mesmo em países industrializados e desenvolvidos, mas precisa retomar urgentemente seu protagonismo.

Este livro de Édis Milaré se tornou conhecido e sempre procurado em virtude da sua abordagem inovadora e objetiva. Ele tem o mérito peculiar de unir uma visão holística abrangente e o tratamento jurídico interdisciplinar da questão ambiental no País. Mais do que um compêndio valioso, vem se convertendo num tratado, sempre à disposição dos acadêmicos, profissionais do Direito em geral, órgãos de gestão ambiental, empreendedores e de quantos se interessam pelo Meio Ambiente, patrimônio da coletividade.

Dia 9/12, às 17h, Édis Milaré lança a consagrada obra. Na ocasião, vários especialistas do meio jurídico e acadêmico farão breves comentários sobre a importância da obra para a advocacia ambiental. Para celebrar o momento, um coquetel-musical com a apresentação do pianista Hércules Gomes. 

Sobre o autor:

Édis Milaré é sócio do escritório Milaré Advogados. Procurador de Justiça aposentado. Criador e o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente. Ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Doutor e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Professor de Direito do Ambiente.
_________

Ganhador:

Giordano Muniz Alves, de Carmo do Cajuru/MG.

_________

t

t

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 9/12/2020 08:37