MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plenário do STF julgará ação de empresas de encomendas expressas contra os Correios
Pedido de destaque

Plenário do STF julgará ação de empresas de encomendas expressas contra os Correios

Ministro Nunes Marques pediu destaque e o caso saiu do plenário virtual.

Da Redação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Atualizado às 10:54

Na sexta-feira, 4, o ministro do STF Nunes Marques pediu destaque e retirou do plenário virtual o processo em que empresas de encomendas expressas pedem a suspensão de ações movidas pela ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Agora, o caso será analisado pelos ministros em sessão por videoconferência, em data a ser definida.

Marco Aurélio assumiu a relatoria do caso após a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

Caso

O Sindicato Nacional das Empresas de Encomendas Expressas alega que a ECT vem, há mais de 25 anos, descumprindo preceitos e princípios constitucionais fundamentais, como a garantia do desenvolvimento nacional, a livre concorrência, a livre iniciativa e o respeito aos princípios gerais da economia, praticando "atos de extermínio da concorrência em completa dissonância com o texto constitucional e as leis vigentes, sob a alegação de invasão de pretenso monopólio".

A entidade classista explica que, no regime militar, editou-se a lei 6.538/78 (Lei Postal), instituindo o monopólio dos Correios, mas que este não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988.

Afirma que a ECT ameaça empresas concorrentes, processa-as judicialmente, reduz criminosamente as tarifas e pede a prisão de empresários e diretores das empresas que, "ao contrário da arguida [a ECT], são coletoras de impostos e mantêm mais de um milhão de brasileiros empregados".

Publicidade

  • Processo: ADPF 70

Patrocínio

Patrocínio Migalhas