MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Tributação dos Valores Relacionados a Ilícitos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Tributação dos Valores Relacionados a Ilícitos"

Obra aborda detalhadamente os limites e possibilidades da tributação de valores relacionados a atos ilícitos.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 07:22

A obra "Tributação dos Valores Relacionados a Ilícitos" (Lúmen Juris - 175p.), coordenada por Luiz Gustavo Bichara, Mattheus Reis e Montenegro e Giuseppe Pecorari Melotti, sócios do escritório Bichara Advogados, tem como objetivo abordar o tema detalhadamente, passando pela análise, mas não se limitando da teoria geral da tributação de atos ilícitos entre outros tópicos.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Com o avanço das investigações da Operação Lava Jato, tornaram-se públicos diversos casos de corrupção e lavagem de dinheiro, em que o esquema ilícito pactuado entre agentes públicos e particulares valeu- se, muitas vezes, da celebração de contratos para execução de serviços fictícios ou superfaturados.

Com a participação intensa da Receita Federal do Brasil, não demorou muito para que fossem lavrados diversos autos de infração para cobrança de tributos decorrentes de tais pagamentos/recebimentos ilícitos.

A Operação Lava Jato acentuou, ainda, a utilização de diversos institutos do ordenamento jurídico brasileiro, tais como a colaboração premiada e acordo de leniência, que foram utilizados em diversos casos como meios de prova para a cobrança tributária. Mais recentemente, a lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime) quebrou paradigmas ao admitir o acordo de não persecução cível nas ações de improbidade administrativa. Os padrões tradicionais de investigação e persecução criminais foram alterados por novos embora perigosos instrumentos de penalização a qualquer custo. Não se poderia, diante desse cenário policialesco, esperar outro viés no campo fiscal.

O objetivo da presente obra é o de abordar detalhadamente os limites e possibilidades da tributação de valores relacionados a atos ilícitos.

Sobre os coordenadores:

Luiz Gustavo Bichara é sócio do escritório Bichara Advogados. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito Financeiro, da Academia Brasileira de Direito Tributário, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e da Associação Brasileira de Direito Tributário. Membro pleno do STEP (The Society of Trust and Estate Practitioners). Conselheiro Federal da OAB e Procurador Especial Tributário do Conselho Federal da OAB.

Mattheus Reis e Montenegro é sócio do escritório Bichara Advogados. Procurador-Adjunto Tributário do Conselho Federal da OAB, membro do Fórum Permanente de Direito Tributário da EMERJ e membro da Comissão Especial de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal da OAB/RJ.

Giuseppe Pecorari Melotti é sócio do escritório Bichara Advogados. Membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB/RJ há mais de 10 anos.

________

Ganhador:

Darwin Otto de Lima, de Porto Alegre/RS

 

________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA