MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB reforça pedido para que STF autorize compra de vacinas sem registro na Anvisa
Vacinação

OAB reforça pedido para que STF autorize compra de vacinas sem registro na Anvisa

Na sexta-feira, o ministério da Saúde apresentou o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19. Contudo, o documento não especificou as datas de início e término da vacinação, tampouco das suas distintas fases.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 13:18

Nesta segunda-feira, 14, a OAB pediu no STF o acolhimento de liminar, por decisão monocrática do relator Ricardo Lewandowski, para determinar ao presidente da República e ao ministério da Saúde que adquiram vacinas internacionais que já obtiveram a aprovação de entidades sanitárias internacionais de renome, mesmo que ainda não registradas pela Anvisa.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Na sexta-feira, 11, o ministério da Saúde apresentou o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19. No plano, há a previsão de 108 milhões de doses para grupos prioritários. Contudo, o documento não especificou as datas de início e término da vacinação, tampouco das suas distintas fases.

No domingo, 13, o Secretário-Executivo do ministério da Saúde declarou que a definição de calendário depende de registro de imunizantes na Anvisa.

Segundo a Ordem, a ausência de registro no órgão regulador nacional tem sido utilizada como subterfúgio, pelo ministério da Saúde, para se furtar a apresentar um plano detalhado e factível de vacinação da população brasileira.

"Diante desse fato, vem, respeitosamente, reiterar o pedido liminar constante da exordial, a fim de que seja dispensado o referido registro na Anvisa, em havendo o registro por autoridades sanitárias de outros países."

  • Processo: ADPF 770

Veja o documento na íntegra.

______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas