MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça de SP suspende proibição de venda de bebidas alcoólicas após 20h
Pandemia

Justiça de SP suspende proibição de venda de bebidas alcoólicas após 20h

Restaurantes devem seguir demais recomendações para evitar contágio.

Da Redação

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualizado às 07:47

O desembargador Renato Sartorelli, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar nesta segunda-feira, 14, suspendendo temporariamente a proibição de venda de bebidas alcoólicas por restaurantes após as 20h, conforme havia definido o decreto estadual 65.357/20. A decisão é decorrente de mandado de segurança impetrado pela Abrasel/SP - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O decreto estadual define que os restaurantes vão poder funcionar até as 22h, mantendo a capacidade de 40% do público, clientes sentados e mesa com até seis pessoas, mas a venda de bebida alcoólica poderia ocorrer somente até as 20h. Essa é uma entre a série de medidas anunciadas na sexta-feira, 11, para tentar conter a formação de aglomerações no estado de São Paulo.

A Abrasel argumenta que a limitação imposta pelo decreto foi perpetrada "sem amparo em qualquer tipo de estudo ou dados científicos" e que "inexiste qualquer pesquisa que tenha concluído que a venda de bebidas alcoólicas possua alguma relação de causa e efeito para com a contaminação da covid-19".

Na decisão, o desembargador Renato Sartorelli acrescenta que a associação deve "orientar aos seus associados seguir rigorosamente todas as recomendações dos órgãos de saúde e de vigilância sanitária para evitar a propagação da covid-19, fornecendo equipamentos de segurança, disponibilizando álcool gel, mantendo ocupação reduzida e garantindo distanciamento seguro entre as pessoas".

Publicidade

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas