MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém prisão de Mário Peixoto por desvios na área da saúde do RJ
Pandemia

STJ mantém prisão de Mário Peixoto por desvios na área da saúde do RJ

6ª turma, porém, afastou a prisão de outros dois denunciados na mesma operação.

Da Redação

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualizado em 16 de dezembro de 2020 08:14

A 6ª turma do STJ, nesta terça-feira, 15, negou habeas corpus a Mário Peixoto, preso desde maio e investigado por suposta participação em esquema de corrupção que envolveria contratos no setor de saúde do RJ, inclusive durante a pandemia.

Ele é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução da Justiça.

 (Imagem: OAB/DF)

(Imagem: OAB/DF)

O MPF denunciou 17 pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro, pertinência a organização criminosa e obstrução à investigação devido a suposto esquema de corrupção em atividade na área da saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com o MPF, Mário Peixoto comandava, por meio de terceiros, a contratação de organizações sociais e pessoas jurídicas por ele controladas pelo Estado do Rio de Janeiro. Consta que Mário tinha o auxílio de dois operadores.

As prisões foram autorizadas pelo juízo da 7ª vara Federal Criminal desde fevereiro. Contudo, em março, foi requerida a suspensão do cumprimento dos mandados em razão do agravamento do cenário de pandemia.

Segundo o MPF, com o prosseguimento das interceptações telefônicas e telemáticas, foi possível colher provas de que a organização criminosa persistiu com as práticas criminosas mesmo durante o agravamento da pandemia, "inclusive se valendo da situação de calamidade que autoriza a contratação emergencial e sem licitação para obter contratos de forma ilícita com o poder público".

Diante disso, com o intuito de interromper os supostos crimes e conter outros, a PF e o MPF requereram ao juízo que fossem cumpridos os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão já expedidos.

Prisão preventiva

No STJ, o relator nos processos, ministro Rogerio Schietti, concedeu a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares aos operadores que auxiliaram o empresário, por entender que a prisão preventiva não pode perdurar mais que o necessário para cumprir os seus fins.

"Não vejo sinais que essa organização criminosa esteja ainda atuando. O problema do RJ é muito maior que esse caso. O problema do RJ vem desde seu nascimento. Infelizmente é inacreditável o número de irregularidades que ali são cometidas."

Para Schietti, não se tratando de pessoas protagonistas de organização criminosas não há por que manter a prisão preventiva.

Publicidade

O relator, porém, denegou a ordem a Mário Peixoto. S. Exa. destacou que a ordem de prisão preventiva do empresário apresenta motivos e fundamentos concretos que indicam o seu "elevado grau de periculosidade". 

O ministro ressaltou que o juiz foi muito enfático ao destacar a influência que o empresário parece ter em vários setores da administração, a complexa teia de pessoas jurídicas - que em tese teriam sido usadas para desviar e movimentar recursos da Saúde pública e a reiteração de ilícitos durante longo tempo - inclusive durante as contratações emergenciais da pandemia.

"Alguns crimes estavam em pleno curso na oportunidade do decreto de prisão preventiva, o que denota a urgência da medida de coação imprescindível para a cassação das atividades ilícitas da organização criminosa."

O ministro destacou que, segundo o juiz, os períodos de monitoramento implementados permitiram confirmar suspeitas de que as empresas ligadas a Mario Peixoto e família estariam sendo favorecidas nas contratações públicas, principalmente no período da pandemia.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas