MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demissão de juiz acusado de atuar como coach é desproporcional, diz PGR
Parecer

Demissão de juiz acusado de atuar como coach é desproporcional, diz PGR

Para vice PGR, a postura do magistrado não se mostra absolutamente incompatível com a continuidade do exercício do cargo.

Da Redação

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Atualizado às 14:24

A PGR se manifestou no caso do juiz Senivaldo dos Reis Júnior, que foi demitido pelo Órgão Especial do TJ/SP por supostamente atuar como coach na internet. Segundo o vice-procurador-Geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, a pena é desproporcional em relação à falta cometida.

 (Imagem: Reprodução Youtube)

(Imagem: Reprodução Youtube)

O juiz, que estava em período de estágio probatório, além da judicatura, atuava dando aulas e vendendo cursos preparatórios, livros e apostilas na internet. Ao aplicar a pena, o Órgão Especial considerou que o desenvolvimento das atividades paralelas interferiu negativamente na atuação jurisdicional do magistrado.

Agora, o processo está no CNJ. Ao analisar a liminar, o conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen, relator, disse que a verificação das nulidades apontadas constitui tarefa complexa e incompatível com a cognição sumária própria desta etapa procedimental.

Sendo assim, negou o pedido e intimou o TJ/SP a prestar informações. O mérito ainda será analisado.

Em parecer, a PGR ressalta que, se a infração não é tão grave a ponto de justificar, caso o magistrado já fosse vitalício, a sua aposentadoria compulsória, também não poderá ser considerada grave a ponto de justificar a demissão do magistrado não vitalício.

“Verifica-se que a irregularidade, ao que tudo indica, Foi cessada. E também deve ser preponderante que tipo de infração ele cometeu: se foi mero descumprimento dos seus dever, sem dolo; se houve reiteração; se a conduta consiste em ilícito penal etc.”

Para o vice PGR, embora tenha comprovado a irregularidade, a postura do magistrado não se mostra absolutamente incompatível com a continuidade do exercício do cargo, em qualquer circunstância, o que autorizaria a pena de censura.

O escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia atua em favor do juiz.

  • Processo: 0009178-02.2020.2.00.0000

Veja o parecer da PGR.

______________

t

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...