MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ instaura inquérito contra desembargador da "carteirada"
Magistratura

STJ instaura inquérito contra desembargador da "carteirada"

Decisão na Corte Especial foi por maioria de votos.

Da Redação

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Atualizado em 17 de dezembro de 2020 08:17

Por maioria, a Corte Especial do STJ atendeu pedido do MPF para abertura de inquérito contra o desembargador do TJ/SP Eduardo Siqueira, que foi flagrado insultando um guarda municipal que o multou por caminhar sem máscara em uma praia de Santos/SP.

Na ocasião, Siqueira chamou o guarda de "analfabeto", rasgou a multa e ainda ligou para o secretário de Segurança Pública do município na tentativa de intimidá-lo. O MPF acusa o magistrado de desacato e abuso de autoridade.

O relator, ministro Raul Araújo, havia monocraticamente negado a abertura do inquérito e em sessão do início do mês reiterou a tese de atipicidade da conduta ao negar provimento ao agravo do parquet Federal. S. Exa. foi seguido pelo ministro Napoleão Nunes. Já a divergência foi inaugurada por Francisco Falcão. Ministros Maria Thereza e Salomão também votaram para dar provimento ao agravo do parquet, a favor da abertura do inquérito.

Com o placar em 3x2 pela instauração do inquérito, a ministra Laurita Vaz pediu vista dos autos. Nesta quarta-feira, 16, Laurita acompanhou a divergência, pois não vê “como desde logo obstar o procedimento investigatório em tela”.  

Reiterando hoje a posição, Raul disse: “Vamos tomar o tempo desta Corte para processar uma situação esdrúxula de que alguém usou ou não máscara quando caminhava? Isso não é crime.”

Na sessão de hoje também acompanharam a divergência os ministros Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Jorge Mussi (“há tipicidade de conduta por ofensa de funcionário público, crime de desacato”), Og Fernandes, Mauro Campbell e Benedito Gonçalves.

Ficaram vencidos o relator Raul, ministros Napoleão e João Otávio de Noronha; Noronha afirmou ao votar que “não tivesse a mídia certamente explorado como explorou, certamente o inquérito não teria sido proposto”.

  • Processo: AgRg no Inq 1.442

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO