MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ bloqueia R$200 mi da JT que seriam devolvidos à União para pagamento a juízes trabalhistas
Judiciário

CNJ bloqueia R$200 mi da JT que seriam devolvidos à União para pagamento a juízes trabalhistas

Associação de magistrados alega recusa no pagamento de dívidas incontroversas.

Da Redação

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Atualizado às 15:40

O conselheiro do CNJ Mário Guerreiro determinou o bloqueio da devolução de valores remanescentes do orçamento da Justiça do Trabalho (ano de 2020) à União (Tesouro Nacional).

A liminar foi deferida em procedimento da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região em face do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, por meio do qual a associação se insurge contra ato que teria negado o pagamento de passivos a magistrados trabalhistas.

A autora alega que os princípios da moralidade e da razoabilidade teriam sido violados, tendo em vista a recusa no pagamento de “dívidas incontroversas e reconhecidas de há muito, a partir de orçamento próprio, com a consequente devolução de recursos à União”.

De acordo com a associação, não há dúvidas acerca do passivo em debate (gratificação por exercício cumulativo de jurisdição, unidade real de valor, vantagem pessoal nominalmente identificada e parcela autônoma de equivalência).

Com efeito, a apontada existência de passivos a serem honrados pela Justiça do Trabalho perante seus magistrados, associada à disponibilidade de recursos no orçamento ora em execução, indica a aparente conveniência do seu pagamento imediato, evitando-se, assim, o crescimento do passivo pelo acúmulo de correção monetária e juros nos exercícios fiscais futuros”, afirmou o conselheiro do CNJ ao deferir liminar.

Conforme Mário Guerreiro, neste momento processual não se está determinando o efetivo pagamento de quaisquer valores a magistrados trabalhistas, mas tão somente suspendendo-se as ações tendentes à devolução de numerário ao Tesouro Nacional.

O escritório Capano, Passafaro Advogados Associados representa a associação autora.  

  • Processo: 0010724-92.2020.2.00.0000

Veja a decisão.

____________

t

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram