MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz autoriza vereador preso a tomar posse por videoconferência
Eleitoral

Juiz autoriza vereador preso a tomar posse por videoconferência

O vereador participou normalmente das eleições e teve seu registro de candidatura deferido. Para o juízo de Bela Vista do Paraíso/PR não seria lógico, portanto, impedir sua posse.

Da Redação

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Atualizado às 14:35

O juiz substituto Lincoln Rafael Horacio, da vara da Fazenda Pública de Bela Vista do Paraíso/PR, determinou em liminar que seja convocada reunião para realizar a posse por videoconferência do vereador eleito Diogo Michel Canata, que se encontra preso preventivamente.

Na decisão, o juiz observou que o vereador participou normalmente das eleições e teve seu registro de candidatura deferido, não sendo lógico, portanto, impedir sua posse.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O vereador eleito impetrou mandado de segurança visando a determinação da realização de sua posse como vereador do município de Alvorada do Sul por meio de videoconferência ou mediante procuração. De acordo com o autor, ele foi democraticamente eleito para o cargo de vereador para o mandato correspondente aos anos de 2021-2024 sendo, contudo, impedido de tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021 por se encontrar preso preventivamente. Segundo notícias, ele é suspeito de chefiar uma organização criminosa.

Ao apreciar o caso, o juiz, primeiramente, reconheceu a competência da justiça Estadual para julgar o caso, ao ressaltar que o vereador foi diplomado para o cargo e a diplomação é o último ato de competência da justiça Eleitoral.

Quanto ao pedido, o magistrado entendeu que o autor tem razão. De acordo com o juiz, é direito do autor tomar posse do cargo para qual foi eleito, cuja habilitação ocorreu com a diplomação ocorrida em 18 de dezembro de 2020. "Importante dizer que na data de diplomação o impetrante já se encontrava preso preventivamente e sua reclusão não serviu de justificativa para inviabilizar sua diplomação pela Justiça Eleitoral", disse.

Ao levar em conta que o vereador não perdeu e nem teve suspensos os seus direitos políticos, pois participou normalmente das eleições e teve seu registro de candidatura deferido, "não seria lógico ou razoável inviabilizar/impedir sua posse, em especial por existir meio possível para procedê-la a distância considerando a peculiaridade do caso, o sistema de videoconferência".

Por fim, o juiz registrou que a posse não implica e nem se confunde com exercício do cargo de vereador para o qual está impossibilidade "ante a situação particular se estar submetido à prisão provisória o que lhe impossibilita de comparecer às sessões legislativas".

O pedido foi formulado pelos advogados Rafael Garcia Campos, Carlos Lamerato e Kelry Mazon.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...