MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre o professor da USP Alcides Tomasetti Junior
Falecimento

Morre o professor da USP Alcides Tomasetti Junior

O advogado era docente da Faculdade de Direito da USP no departamento de Direito Civil.

Da Redação

domingo, 24 de janeiro de 2021

Atualizado às 18:10

Morreu neste domingo, 24, o advogado e professor Alcides Tomasetti Junior, docente da Faculdade de Direito da USP no departamento de Direito Civil. O velório acontece neste domingo. A causa da morte não foi divulgada.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Tomasetti formou-se em 1974 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Iniciou a carreira docente em 1975 na mesma escola, como assistente junto ao Departamento de Direito Civil. Entre 1976 e 1982 trabalhou na coordenação e na redação da Enciclopédia Saraiva de Direito.

Em 1978 iniciou o exercício da advocacia cível. No ano de 1983 obteve o grau de Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo mediante defesa de tese Execução do contrato preliminar. Ingressou oficialmente na Universidade de São Paulo em 1984, mediante concurso público.

Publicidade

Foi diretor editorial da Editora Revista dos Tribunais. Escreveu diversificados trabalhos que versam o Direito Privado e que foram publicados em livros e revistas especializados. Sócio fundador do escritório Tomasetti Júnior & Xavier Leonardo - Sociedade de Advogados.

Nas redes sociais a USP divulgou o falecimento lamentando o ocorrido. "Sempre recebeu incansáveis elogios de seus alunos. De acordo com os estudantes, não fugia das perguntas e transformava os acórdãos em linguagem bem mais acessível."

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

O ministro do STF Dias Toffoli ressaltou que o professor é um símbolo da grande contribuição histórica e teórica do Largo do São Francisco ao Direito nacional.

"O professor Alcides Tomasetti Jr., ao lado de Antônio Junqueira de Azevedo e outros grandes civilistas das Arcadas, do último quartel do século XX e início do século XXI, é um símbolo da grande contribuição histórica e teórica do Largo do São Francisco ao Direito nacional. Sua erudição, seu conhecimento do direito estrangeiro e comparado e sua enorme capacidade de articulação entre esses elementos tornaram o professor Tomasetti um mestre que será lembrado por muitos anos. Como ex-aluno das Arcadas, uno-me a todos quantos lamentam hoje o falecimento do grande mestre."