MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Obras prestam homenagem a Moura Ramos
Lançamento

Obras prestam homenagem a Moura Ramos

As obras foram coordenadas pelo professor Titular de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Gustavo Monaco, consultor do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), e pela professora do IDP e Procuradora Federal, Rosa Loula.

Da Redação

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Atualizado em 8 de junho de 2022 14:15

Com a presença do jurista Moura Ramos, dia 28/1, às 11h, no canal do YouTube mantido pelo professor Gustavo Monaco (clique aqui) serão lançados os dois volumes da obra "Direito Internacional e Comparado: Trajetória e Perspectivas" (Ed. Quartier Latin) que fazem uma homenagem aos 70 anos do professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rui Manuel Moura Ramos, um dos mais reconhecidos juristas de Direito Internacional no mundo.

As obras foram coordenadas pelo professor Titular de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Gustavo Monaco, e pela professora do IDP e Procuradora Federal, Rosa Loula.

Os livros  reúnem artigos de  alguns dos mais importantes operadores do Direito do Brasil, como os ministros do  STF Marco Aurélio  e Dias Toffoli; o ex- chanceler Celso Lafer; os ministros do STJ Ricardo Villas Bôas Cuevas, Benedito Gonçalves e Humberto Martins;  a professora Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; José Levi Mello do Amaral Jr, Advogado-Geral da União; Solano de Camargo, advogado especializado em Direito Internacional e Pós-doutorando em Coimbra, dentre outros. De Portugal, professores das principais universidades lusitanas também participam da homenagem, como Dário Moura Vicente, Luis de Lima Pinheiro, Miguel Pestana de Vasconcelos, Helena Mota, Fernando Loureiro, além de inúmeros discípulos brasileiros e portugueses do homenageado.  

Além da cátedra, Moura Ramos integrou e presidiu o Tribunal Constitucional de Portugal, a Comissão da ONU para o Direito do Comércio Internacional (CNUDCI) e o Tribunal de primeira instância da União Europeia. Também foi "Directeur de Cours" na Academia de Direito Internacional de Haia e ministrou cursos em inúmeras universidades da Europa. Em 2013 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, a mais antiga comenda honorífica de Portugal.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

 

t