MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado
Eleição - Parlamento

Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado

O senador foi eleito com 57 votos. Atrás, na disputa, ficou a senadora Simone Tebet, que obteve 21 votos.

Da Redação

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atualizado em 2 de fevereiro de 2021 08:17

Eleito com 57 dos 78 votos, o senador Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado para o biênio 2021-2022. A senadora Simone Tebet obteve 21 votos. Os senadores Major Olimpio, Jorge Kajuru e Lasier Martins retiraram suas candidaturas e apoiaram Tebet antes da votação.

No primeiro discurso, o presidente recém-eleito afirmou que vai trabalhar para criar uma sociedade justa e livre, desprovida de discriminações e preconceitos.

Como presidente do Senado, Pacheco é também agora quem preside o Congresso Nacional e é o terceiro brasileiro na linha sucessória do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, atrás do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara dos Deputados.

 (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

(Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Biografia

O senador tem 44 anos, é advogado e foi o mais jovem conselheiro federal da OAB, entre 2013 e 2015. Cumpriu um mandato como deputado Federal por Minas Gerais (2015-2019) e foi presidente da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara.

No Senado, também atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança. Pacheco recebeu o apoio formal de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas