MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. L.O. Baptista Advogados amplia área de solução de disputas
Novo conceito

L.O. Baptista Advogados amplia área de solução de disputas

Escritório reúne toda a sua experiência multidisciplinar para entregar ao mercado soluções que respondam à atual complexidade do ambiente de negócios.

Da Redação

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Atualizado em 9 de fevereiro de 2021 15:45

O L.O. Baptista Advogados  implementa uma nova filosofia de atuação e aposta em uma abordagem multidisciplinar para a solução de disputas. Com um conceito mais moderno e adequado à atual complexidade do ambiente de negócios, a estratégia vai a encontro da nova fase da banca, mais alinhada com a sua visão de futuro.  A partir de agora, quando um cliente chegar ao escritório com um conflito jurídico, ele não será direcionado para a área pertinente ao seu problema. Todos os especialistas (contencioso, arbitragem,TI e etc.) analisarão juntos o conflito. Serão mais cabeças pensando para uma condução  assertiva.

Com as mudanças, novos sócios chegam para somar suas experiências: Silvia Pachikoski e Tonico Monteiro da Silva, na área de litígios, André Staffa Neto Maria Beatriz Vieira, na área societária. Os advogados da casa Ulisses Simões e André Menossi também passam a integrar o quadro de sócios.


"Estamos muito entusiasmados com a chegada de todos eles, nomes amplamente reconhecidos por sua competência e invejável qualidade técnica. Atrair o interesse de profissionais desse calibre nos dá a dimensão da força da marca L.O. Baptista", comenta André Mendes, sócio da área de Solução de Disputas.   

Com a chegada de Silvia e Tonico, a área de Solução de Disputas passa a ter agora sete sócios. "Com o início das movimentações no escritório, Ulisses Simões e André Menossi, já haviam sido promovidos a sócios. Além disso, o sócio Fabricio Polido também passou a integrar essa grande área de Solução de Disputas, atuando em mediação e disputas voltadas ao mercado de Inovação e Tecnologia", conta André.

Do ponto de vista prático, as mudanças no L.O Baptista começam a ser implementadas a partir de ações como o redesenho da área de litígios empresariais e transformá-la em uma grande área de Solução de Disputas forte e combativa, com capacidade para atender e resolver litígios empresariais complexos de forma mais abrangente. "No cenário que vivemos hoje, a solução ideal para qualquer litígio passa por uma abordagem multidisciplinar, que conecte Contencioso, Arbitragem e Mediação às competências de especialistas de diversas áreas do Direito Empresarial para servirem quando surge uma disputa. Não faz mais sentido manter divisões estanques," explica o advogado.

Nesse sentido, segundo ele, a sólida trajetória do escritório traz vantagens importantes, como a comprovada experiência em áreas distintas do Direito Empresarial, entre elas Societário, M&A, Compliance, Inovação e Tecnologia, Regulatório, Concorrencial, Tributário, Trabalhista e Gestão Patrimonial.

"Estamos vivendo um momento de grandes mudanças, o que também afeta o universo da advocacia. Esse último ano foi para nós bem emblemático. Vimos a ascensão, em faturamento e importância, de áreas que hoje são nevrálgicas para o mercado e entendemos que essa era a oportunidade para finalmente colocarmos de pé o grande projeto do escritório - atuar de forma ainda mais integrada", conta.

Reforçar outras áreas também está nos planos, como Inovação e Tecnologia,  assim como Societário e M&A (Fusões e Aquisições), cujas transações atingiram patamar recorde em 2020,  de acordo com relatório da consultoria PwC, devendo superar o último recorde de 912 operações, registrado em 2019. Desse total, o setor de tecnologia responde por quase 40% do volume, com 349 operações.

Da mesma forma que em 2018 expandiu suas atividades para a China, com o intuito de atuar junto a empresas que desejam investir no Brasil e atender companhias brasileiras que buscam expandir os seus negócios na Ásia, o L.O. Baptista pretende ainda buscar oportunidades em outras frentes, aproveitando o reconhecimento internacional conquistado ao longo desses mais de 40 anos.

"O escritório já passou por vários ciclos de crescimento e esse é mais um deles. Diante da volatilidade e da velocidade com que as coisas acontecem hoje em dia, renovação, mudança e adaptação são os pilares que, na nossa opinião, devem nortear qualquer negócio. Somos uma escola de excelência e  estamos maduros para seguir crescendo", conclui André.

SILVIA RODRIGUES PEREIRA PACHIKOSKI - É vice-presidente do Centro Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), possui vasta experiência na área contenciosa judicial e administrativa, envolvendo relações civis, comerciais e de consumo, com definição de estratégias processuais, elaboração de peças e acompanhamento de litígios em todas as instâncias do Poder Judiciário e sólida experiência em realização de audiências judiciais, reuniões perante órgãos da Administração Pública, Ministério Público Estadual e Federal. Atuou e atua como advogada e árbitra em diversos procedimentos na área societária, fusões e aquisições, construção, contratos empresariais, imobiliários, franquias, dentre outros, em Câmaras nacionais e estrangeiras.

TONICO MONTEIRO DA SILVA FILHO - Possui ampla experiência em matéria de arbitragem e litígios judiciais, com enfoque especial em temas relacionados a direito da construção, seguro e disputas comerciais ou societárias. Representou, com sucesso, clientes brasileiros em procedimentos de arbitragem no exterior (US, UK, Singapura e Japão).

ANDRÉ STAFFA NETO - Com vasta experiência na assessoria e consultoria jurídica para empresas nacionais e estrangeiras, é especialista em direito empresarial com visão ampla, sistêmica e holística dos negócios empresariais e em direito tributário, societário, obrigações e contratos. Atuou como juiz suplente no Tribunal de Impostos e Taxas (TIT).

MARIA BEATRIZ GRELLA VIEIRA - Representa clientes nacionais e estrangeiros de diferentes setores da economia em operações de M&A, incluindo-se operações de private equity e venture capital. Assessora acionistas, administradores e companhias fechadas e abertas em direito societário e mercado de capitais. Presta consultoria em assuntos envolvendo fundos de investimento. Atua na elaboração de contratos comerciais. Possui experiência como secretária de tribunais arbitrais.

 

t