MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Medidas Coercitivas Atípicas e o Processo Cooperativo"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Medidas Coercitivas Atípicas e o Processo Cooperativo"

Livro apresenta o processo cooperativo como sendo a superação dos modelos anteriores, mais compatível com o Estado Democrático de Direito.

Da Redação

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atualizado às 08:53

Seguindo a tendência por um processo civil constitucional preocupado com a busca de caminhos mais eficientes para a consecução dos ideais da Justiça, a advogada Lidia de Melo de Souza, na obra "Medidas Coercitivas Atípicas e o Processo Cooperativo" (Lumen Juris – 174p.), tece considerações sobre os modelos tradicionais de organização do processo desenvolvidos ao longo da história até chegarmos no modelo atual. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Será apresentado o processo cooperativo como sendo a superação dos modelos anteriores, mais compatível com o Estado Democrático de Direito, por representar uma verdadeira comunidade de trabalho entre os sujeitos processuais. Delinearemos, então, suas características, sua fundamentação constitucional e os direitos e deveres atribuídos aos atores do processo decorrentes dessa nova gestão compartilhada.

Em momento seguinte, a autora analisa se o descumprimento dos deveres oriundos do modelo cooperativo é passível de gerar consequências processuais ao incumpridor.

Por fim, sob um olhar atento à crise de inefetividade das decisões judiciais,a advogada analisa até que ponto seria possível, com base nos deveres de cooperação, a adoção de medidas coercitivas atípicas pelo juiz, fazendo valer o seu poder geral de efetivação, sem que tal conduta ultrapasse a barreira da imparcialidade ou signifique autoritarismo. 

Sobre a autora:

Lidia de Melo de Souza é advogada. Doutoranda em Ciências Jurídico-Civilísticas, menção em Direito Processual Civil pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, menção em Direito Processual pela Universidade de Coimbra, Portugal.

__________

Ganhador:

Jaime Cesar Ribeiro Lopes, de São Gonçalo/RJ

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...