sábado, 6 de março de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Espelho Infiel - Uma História Humana da Arte e do Direito"

Com uma linguagem simples e direta, nos conduz pelas mais diferentes fases da humanidade.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Na obra "O Espelho Infiel - Uma História Humana da Arte e do Direito" (Nova Fronteira - 359p.), o advogado José Roberto de Castro Neves mostra que arte e Direito compartilham as mesmas referências e funcionam como um espelho das próprias experiências humanas. 

(Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Arte e direito. No imaginário popular, duas esferas que parecem extremamente distantes. De uma se dirá que é lúdica, criativa, sentimental. Da outra, que é séria, inflexível e árida. O espelho infiel, porém, veio para derrubar essa visão.

Nestas páginas ricamente ilustradas, o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves revela que existe muito mais em comum entre arte e direito do que poderíamos pensar: ambos são expressões de nossa humanidade que, ao longo da história, se tocaram de maneira instigante, rendendo anedotas e controvérsias memoráveis. Com uma linguagem simples e direta que nos conduz pelas mais diferentes fases da humanidade, muitos desses episódios são aqui relatados e acabam por ampliar os horizontes intelectuais e estéticos do leitor, a fim de que conheça melhor a magnanimidade (e também a pequenez!) do espírito humano.

O livro parte de análises de pinturas, esculturas, múdicas, poemas, filmes e até construções arquitetônicas para refletir sobre os valores e as regras que guiam a sociedade. Leonardo da Vinci, Picasso, Flaubert, James Joyce, Olavo Bilac, Os Beatles e Jorge Ben Jor são só alguns dos personagens que passeiam pelas páginas da publicação.

Sobre o autor:

José Roberto de Castro Neves é advogado militante. Doutor em Direito pela UERJ e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Professor de Direito Civil da PUC-Rio e da FGV-Rio. Autor de livros.

__________

Ganhador:

Ivonauton Carlos Rodrigues, de São José dos Campos/SP

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 19/2/2021 08:25