MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Recurso Especial e Recurso Extraordinário Criminais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Recurso Especial e Recurso Extraordinário Criminais"

Nova edição foi revisada e atualizada pelo autor e é destinada a estudantes, profissionais, assessores e membros do MP e Poder Judiciário.

Da Redação

segunda-feira, 1 de março de 2021

Atualizado às 08:41

Em sua 3ª edição, o livro "Recurso Especial e Recurso Extraordinário Criminais" (EMais - 281p.), de Francisco Monteiro Rocha Junior, esmiúça toda a discussão sobre recursos, abordando o prequestionamento, a comprovação da divergência jurisprudencial, o rito dentro do STJ e STF, o juízo de admissibilidade e todos os pontos que o julgador, o defensor e o representante do MP devem conhecer para julgar e manejar essas espécies recursais, afirmou o autor, que também é coordenador do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Para além das duas instâncias ordinárias (1º e 2º graus de jurisdição), a justiça brasileira conta com duas instâncias de superiores, cujas missões são a supervisão da forma como a lei é aplicada pelos tribunais de justiça e federais (Superior Tribunal de Justiça) e a supervisão de como a Constituição é por estas Cortes locais aplicada (Supremo Tribunal Federal). 

"Os números do trabalho realizado pelas Cortes Superiores para o cumprimento dessa tarefa são superlativos. Somente no ano de 2019, o STJ julgou mais de 214 mil Agravos em Recurso Especial e mais de 63 mil Recursos Especiais, ou seja, quase 300 mil recursos que tratam da forma como os tribunais aplicaram a lei", destacou Francisco. 

"O STF, no mesmo período, julgou mais de 55 mil Recursos Extraordinários com Agravo e quase quinze mil Recursos Extraordinários (os recursos destinados à análise de se a Constituição foi devidamente interpretada)", completou.

Sobre o autor:

Francisco Monteiro Rocha Junior é doutor em Direito pala UFPR. Mestre em Direito pela UFPR. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia pela UFPR. Professor de Direito Penal da Unibrasil. Sócio Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Coordenador do Curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional. Advogado criminalista militante. 

__________

Ganhador:

Caique Capel, advogado em Diadema/SP

t

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista