MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Definida competência de fiscalização de repasses de recursos federais

Definida competência de fiscalização de repasses de recursos federais

Da Redação

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Atualizado às 07:43


FUNDEF

Definida competência de fiscalização de repasses de recursos federais

O STF, por meio de decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski, entendeu que compete ao MPF investigar denúncias de desvio e emprego irregular de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O advogado Luís Justiniano de Arantes Fernandes, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia destaca que essa decisão enfrenta uma situação rara, na qual nem o Ministério Público Estadual nem o MPF se consideravam competentes para fiscalizar as irregularidades no Fundef. "O mais comum é a superposição dos controles, com a atuação paralela do TCU e dos Estados ou do Ministério Público da União e dos estados, instaurando inquéritos para apurar os mesmos fatos."

Para Arantes Fernandes, o debate quanto à fiscalização da aplicação de recursos repassados pela União Federal a municípios e a estados deve ser cauteloso, pois a superposição dos controles não pode ser vista, sempre, como geradora de melhores resultados. "É necessário que os controles existam e que sejam eficientes, não que sejam duplicados ou triplicados".

Em países federativos ou na União Européia, o problema da potencial duplicação de atividades é comum. Neles, é solucionado com a aplicação do princípio da subsidiariedade, segundo o qual deve ser privilegiada a atuação das instâncias locais, devendo as instâncias maiores atuarem apenas quando for inquestionavelmente necessária sua intervenção. De acordo com o sócio, "esse princípio pode e deve ser aplicado também em matéria de fiscalização e controle com vistas à racionalização das estruturas do estado que se dedicam a esse fim".

____________________

Fonte: Edição nº 231 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.











_____________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...