MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para a Anoreg Brasil, nova lei de inventários, divórcios e partilhas vai desafogar o judiciário brasileiro

Para a Anoreg Brasil, nova lei de inventários, divórcios e partilhas vai desafogar o judiciário brasileiro

x

Da Redação

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Atualizado às 09:39


Opinião

Para a Anoreg Brasil, nova lei de inventários, divórcios e partilhas vai desafogar o judiciário brasileiro

A aprovação do presidente Lula ao projeto que autoriza que os casos de partilha de bens de heranças, separações e divórcios possam ser realizadas em cartórios contribui para desafogar o judiciário brasileiro (Lei nº 11.441 - clique aqui). A opinião é do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg BR), Rogério Portugal Bacellar. Segundo ele, a medida traz benefícios para advogados, que poderão agilizar os seus serviços, e as partes envolvidas, que podem resolver essa questão de maneira mais rápida e econômica.

“O principal benefício com essa decisão está na agilidade. Antes, os processos de separação, divórcio e partilha de herança poderiam durar entre seis meses e um ano, e agora poderá ser de cerca de 24 horas”, afirma Bacellar. Segundo o autor do projeto, senador César Borges, outro benefício será na redução dos honorários, já que os advogados não precisarão fazer petições aos juízes.

O projeto, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê que a partilha não precisará ser feita por um juiz e passará a ser em cartórios, sempre com a presença de um advogado. Assim, um divórcio poderá ser concretizado por meio de uma escritura pública, desde que não haja conflito entre as partes e não envolvam interesses de menores e incapazes. Nesses casos, os processos continuam a cargo da Justiça.

O secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, avaliou como positiva a aprovação da lei. Segundo ele, dessa forma os tribunais poderão se concentrar apenas nos casos em que não haja acordo entre as partes, contribuindo com o Pacto de Estado em Favor de um Judiciário mais Rápido e Republicano, documento firmado entre representantes dos três Poderes e que contém as principais diretrizes para a melhoria da Justiça. “Ao mesmo tempo em que contribui para desafogar os fóruns, o projeto disponibiliza aos cidadãos um mecanismo extrajudicial rápido, seguro e eficiente para a regularização de situações em que não existe conflito entre as partes”, afirmou Bottini.

A nova lei integra o conjunto de propostas enviadas ao Congresso para agilizar a tramitação dos processos, diminuir o tempo de espera do cidadão que entra com ações na Justiça e evitar que os tribunais sirvam para protelar decisões, questões fundamentais na minireforma do Judiciário.

___________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...