MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MEC volta atrás em ofício que barrava atos políticos em universidades
Manifestações

MEC volta atrás em ofício que barrava atos políticos em universidades

O documento encaminhava às instituições um alerta de que manifestações político-partidária caracterizaria "imoralidade administrativa".

Da Redação

sexta-feira, 5 de março de 2021

Atualizado às 14:51

 (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

(Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O MEC informou, nesta quinta-feira, 4, o cancelamento do ofício que previa a tomada de providências para "prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino". O documento encaminhava às instituições uma representação do MPF de 2019 alertando que manifestações político-partidária caracterizaria "imoralidade administrativa".

O novo ofício foi enviado aos dirigentes das instituições após o MPF cobrar explicações da pasta sobre o caso. No Ofício-Circular 9/21, o secretário de Educação Superior Wagner Vilas Boas de Souza disse que não houve qualquer intenção de coibir a liberdade de manifestação e expressão no âmbito das instituições.

"Foi buscado, tão somente, orientar as universidades a garantir o bom uso do recurso público, sem, contudo, se dissociar do resguardo de todas as formas de manifestação livre de pensar nos ambientes universitários."

De acordo com o ofício, a recomendação foi enviada por sugestão da Corregedoria, que verificou a ausência de regulamentação da matéria e a inexistência de diretrizes internas nessas instituições sobre o tema.

"A Corregedoria sugeriu e recomendou que se avaliasse a conveniência e oportunidade de cada instituição regulamentar a adequada utilização dos bens públicos, observando sempre a afetação daqueles à finalidade da instituição, estabelecendo parâmetros mínimos de observância para a cessão de espaço público."

Ao fim, informou o cancelamento do ofício "por possibilitar interpretações diversas da mensagem a que pretendia".

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA