MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Shopping deverá prestar contas de condomínio a agência de turismo
Contas

Shopping deverá prestar contas de condomínio a agência de turismo

Decisão é do juiz de Direito Luiz Gustavo de Oliveira Martins Pereira, da 8ª vara Cível de Guarulhos/SP.

Da Redação

terça-feira, 9 de março de 2021

Atualizado às 09:25

O juiz de Direito Luiz Gustavo de Oliveira Martins Pereira, da 8ª vara Cível de Guarulhos/SP, determinou que shopping apresente prestação de contas referentes a despesas condominiais e fundo de promoção e propaganda requerida por agência de turismo que alugou loja no interior do local. O magistrado concedeu o prazo de 15 dias para que seja atendida a solicitação. 

 (Imagem: PxHere)

(Imagem: PxHere)

A agência de viagens celebrou contrato de locação com o shopping, pelo prazo de 60 meses, com início em 2019 e término em 2024. Alegou que além do locatício foi pactuado, à época, encargos comuns, despesas condominiais e fundo de promoção e propaganda.

Suscitou que, apesar de ter solicitado à central do shopping diversas vezes a prestação de contas, o pedido nunca foi atendido e sequer informou como são feitos os cálculos para chegar aos valores celebrados.

A agência destacou que, em decorrência das políticas adotadas para impedir a disseminação da covid-19, especialmente no que tange ao isolamento social, surgiram ainda mais dúvidas acerca dos valores de condomínio e fundo de promoções, e afirmou que os valores cobrados não aparentam ter relação com o verdadeiro custo por metro quadrado do empreendimento.

O magistrado explicou que o caso diz respeito à primeira fase de ação de exigir contas, e destacou que ficou incontroversa a relação jurídica entre a agência e o shopping, e por isso, restou evidente a obrigação de prestar as contas solicitadas.  

"Nota-se, por fim, que a alegada inadimplência da autora não restou demonstrada. De todo modo, isso não impede sua pretensão, já que inexiste relação condicional entre pagamento de contribuições e direito de reclamar contas."

Por fim, o juiz atendeu o pedido da agência e determinou que o shopping preste as contas no prazo de 15 dias.

A banca Matheus Santos Advogados Associados atua pela agência de viagens. 

Leia a sentença

t

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...