MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar cita advogado que teria informações contra a Lava Jato do RJ
Moro | Suspeição

Gilmar cita advogado que teria informações contra a Lava Jato do RJ

Especula-se que advogado Nythalmar teria gravações envolvendo integrantes do Judiciário carioca e da força-tarefa da Lava Jato.

Da Redação

terça-feira, 9 de março de 2021

Atualizado às 19:04

Nesta terça-feira, 9, durante fala no julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, o ministro Gilmar Mendes citou um advogado carioca.

Ministro Gilmar falou que é um personagem, "que gravita por aí", chamado Nytalmar. Disse que ele liderava as delações no RJ, até um dado momento, e depois se tornou uma figura espúria.

O ministro contou ainda que "fizeram uma reclamação" contra o advogado e ele "foi reclamar no STJ". E isso teria se transformado num grande problema. 

O personagem em questão é o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho. Há diversas informações correndo pelos corredores dos tribunais indicando que ele estaria entabulando uma delação premiada.

 (Imagem: advogado)

(Imagem: advogado)

Notas esparsas em jornais e revistas contam ainda que ele teria gravações que prejudicariam sobremaneira tanto o magistrado da 7a vara Federal do Rio de Janeiro, como integrantes da força-tarefa da Lava Jato na cidade maravilhosa. 

Nythalmar ganhou fama por defender clientes com alto poder financeiro, mesmo sendo jovem e novo no meio jurídico.

Mas depois o advogado foi acusado pelo MPF de utilizar o nome do juiz e dos procuradores para oferecer facilidades a alvos da Lava Jato.

O leitor atento do informativo Migalhas percebeu que havia algo a caminho em 25 de fevereiro, na edição 5.048, quando dissemos que:

(...)

Em breve!

Ainda no RJ, há a caminho um acordo entre o "craque" da advocacia criminal carioca e o parquet. As conversas são de corar até os meninos de Curitiba. Preparem-se, leitores, para o maravilho mundo das delações fluminense. É um mercado persa com jeitinho brasileiro e a irreverência carioca.

(...)

Veja a fala do ministro Gilmar:

Hoje mesmo o ministro Gilmar Mendes, em outro momento do julgamento, já tinha falado da 7ª vara Federal do Rio, onde atua o juiz Federal Marcelo Bretas. O ministro adiantou que o que se fala daquele juízo "é de corar frade de pedra", e que não sabe como "escândalo" ainda não veio à tona.

E tão logo soube das críticas de Gilmar, Bretas rebateu em suas redes sociais, negando "veementemente qualquer suposta irregularidade" com "a consciência tranquila da lisura do trabalho".

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas