MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. BID renova apoio para a Casoteca Latino-Americana

BID renova apoio para a Casoteca Latino-Americana

Da Redação

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Atualizado às 07:36


Apoio

BID renova apoio para a Casoteca Latino-Americana

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) renovou o apoio e repassou US$ 30 mil para a Casoteca Latino - Americana de Direito e Política Pública, projeto desenvolvido pela Direito GV - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas em parceria com Instituições de ensino de países como Argentina, Venezuela e Colômbia.

Criada em 2005, a Casoteca é uma espécie de biblioteca virtual que visa à integração pedagógica de pesquisadores de várias partes do Planeta. Casos de problemas concretos que envolvam o Direito e as políticas públicas na América Latina são descritos e investigados em profundidade.

Atualmente, o acervo é composto por dez casos, mas com a recente injeção de recursos esse número deve aumentar para 16. Interessados deverão entregar um currículo, juntamente com uma proposta, até fevereiro de 2007. Serão concedidas bolsas aos selecionados. Podem se candidatar mestres ou doutorandos e também é permitida a formação de consórcios, de até três pesquisadores.

Veja o edital que será publicado no site (clique aqui).

O projeto surgiu com a intenção de quebrar o padrão tradicional de ensino jurídico no continente, marcado, via de regra, pelo formalismo e a falta de compreensão realista do direito. "Os casos, ao relatarem situações verídicas e complexas, funcionam como um 'simulador de vôo' e, assim, permitem um aprendizado consistente", afirma o professor responsável pela Casoteca, Mario Gomes Schapiro. "A Casoteca funciona para o Direito como a residência para a Medicina", compara.


__________________







_____________________