MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-13 afasta classe sindical de financiário a correspondente bancária
Trabalhista

TRT-13 afasta classe sindical de financiário a correspondente bancária

O colegiado constatou que a empresa tem a incumbência de cumprir atividades meramente operacionais.

Da Redação

quinta-feira, 11 de março de 2021

Atualizado às 18:17

A 2ª turma do TRT da 13ª região, por unanimidade, deu total provimento ao recurso de uma empresa correspondente bancária, para, dentre outros pedidos, julgar improcedente o enquadramento sindical na categoria de financiário, requerido pela trabalhadora.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

O colegiado constatou que a empresa atua como autêntica correspondente de instituição financeira, que tem a incumbência de cumprir atividades meramente operacionais.

A empresa defendeu a inaplicabilidade das normas coletivas inerentes à categoria dos financiários ao contrato de trabalho da parte autora, assim como a impossibilidade da concessão dos benefícios normativos correspondentes.

Ao analisar o caso, o relator observou que as provas orais confirmam que a trabalhadora cumpria atividades auxiliares dos serviços financeiros de titularidade de outra empresa, em consonância com a norma regulamentadora da atividade de correspondente bancário.

“Em seu depoimento pessoal, a própria reclamante afirma que fazia a prospecção de clientes, coletava informações e assinaturas, imprimia contratos e outras atividades auxiliares, deixando transparecer a ideia de que os serviços de correspondente, executados pela demandada, limitavam-se basicamente à recepção e encaminhamento de propostas de operações de crédito, tal como permitido nos incisos do artigo 8º da resolução Bacen 3.954/11.”

Para o magistrado, não há dúvida que a empresa atua como autêntica correspondente de instituição financeira, que tem a incumbência de cumprir atividades meramente operacionais.

Diante disso, deu provimento ao recurso da empresa para julgar improcedente, dentre outros pedidos, o enquadramento sindical na categoria de financiário, requerido pela trabalhadora.

As advogadas Flavia Dainese e Marília Chessa, do escritório Araújo e Policastro Advogados, atuam pela empresa.

Veja a decisão.

___________

t

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...