MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Eu Fui Advogado de JK"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Eu Fui Advogado de JK"

Aos 26 anos, o escritor fez parte do grupo de advogados que defendeu o ex-presidente Juscelino Kubitschek na época da Ditadura Militar.

Da Redação

quarta-feira, 17 de março de 2021

Atualizado às 08:12

"Eu Fui Advogado de JK" (Ceat - 142p), obra de Hugo Napoleão, é o testemunho do autor que inaugurou sua vivência pública advogando para um dos maiores estadistas do país, o presidente Juscelino Kubitscheck. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A editora CEAT planejou lançar a Coleção Memórias do Parlamento, com o objetivo de registrar a história moderna do Parlamento brasileiro através do testemunho de seus principais personagens. 

O conceito da coleção é que o autor de cada volume determine e relate um episódio marcante de sua vida pública e seu reflexo na vida do país. 

A coleção foi aberta com o assinado pelo ex-deputado Federal Hugo Napoleão, apresentado na obra como "um dos mais atuantes políticos brasileiros". 

O livro, que o autor dedica afetuosamente à esposa Lêda e aos filhos e netos, bem como aos pais (in memoriam), é costurado em breves capítulos, e foi escrito entre maio de 2017 e novembro de 2018, em vários lugares. As primeiras linhas saíram a bordo de um cruzeiro no mar Báltico. Os demais capítulos foram se enfeixando em Brasília, Teresina e São Luís. 

A redação deu-se em um ano e meio, mas na verdade a obra foi feita ao longo de 50 anos, desde quando Hugo Napoleão recebeu procuração, como advogado, para defender JK das acusações feitas contra ele pelo regime militar, em 1969. À época, Hugo, advogado recém-formado, contava 26 anos.

Em resumo, ao contar como foi advogado de JK, Hugo Napoleão acaba por escrever uma nova biografia do ex-presidente, em estilo fluente, mostrando em toda a sua grandeza a dimensão de um homem público simples, inteligente e bem-humorado que sonhou um país desenvolvido e democrático.

__________

Ganhador:

Lucas Brian Alves Piveta, advogado em Birigui/SP