MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Veirano Advogados lança área dedicada ao ESG
ESG

Veirano Advogados lança área dedicada ao ESG

Escritório pretende assessorar empresas em aspectos legais de meio ambiente, social e governança.

Da Redação

segunda-feira, 15 de março de 2021

Atualizado às 13:50

O Veirano Advogados anuncia a criação de sua nova área de mercado, que tem como objetivo assessorar clientes de maneira estratégica e integrada em negócios, investimentos e funding que envolvam o viés legal do ESG (Environmental, Social and Governance. Na tradução livre, Ambiental, Social e Governança).

O lançamento foi motivado pela ampla demanda recebida no último ano envolvendo áreas de práticas diversas do escritório em torno da discussão sobre ESG. Para oferecer serviço jurídico qualificado empregando nossas especialidades conforme as matérias legais envolvidas, o Veirano reuniu seus profissionais nessa nova área de mercado. "É uma iniciativa de inovação nos serviços jurídicos. Nós partimos dos casos complexos envolvendo ESG com os quais trabalhamos para criar essa área. Nela, por exemplo, o viés financeiro dos investimentos sustentáveis e de impacto é relevante, mas ele é um dos pilares juntamente com conformidade legal com aspectos ambientais, de direito do consumidor e saúde e segurança, por exemplo. Temos uma área de ESG bastante abrangente, com um time coeso, que trabalha de forma colaborativa e com visão holística", diz Ana Luci Grizzi, sócia da área Ambiental.

 (Imagem: Divulgação)

Ana Luci Grizzi(Imagem: Divulgação)

O time de ESG do Veirano acumula longa experiência em assuntos ambientais, sociais e de governança corporativa e está estruturado para trabalhar acompanhando a rápida evolução do assunto no Brasil e no mundo, bem como as tendências regulatórias iminentes e os impactos do novo contencioso judicial.

Atualmente, a adoção e divulgação de critérios ESG para qualificar negócios, investimentos e financiamentos tornou-se imperativo de mercado. Os critérios atualizam a gestão de riscos das empresas ao mesmo tempo em que representam grande oportunidade de inovação. Portanto, a adoção é decisiva para o planejamento estratégico de qualquer negócio e para assegurar a sobrevivência no longo prazo.

No cenário pré-pandemia, havia uma concepção de que as sociedades tinham como objetivo final exclusivamente gerar valor para os seus acionistas. Agora, houve uma mudança de leitura no papel das empresas e o capitalismo tem sido questionado. "Discute-se a transição do capitalismo de shareholder para o de stakeholder, que envolve todas as partes interessadas e prevê que o lucro continua sendo essencial, mas ele precisa ser originado de atividades que estejam em conformidade com os aspectos legais do ESG e, quem sabe, também adotem suas boas práticas. Então, é fácil notar a importância de aliar os critérios ESG para traçar o futuro das empresas", explica Grizzi.

A integração dos critérios ESG aos processos decisórios propicia enorme vantagem competitiva e acesso a capital mais resiliente, qualificado e de longo prazo. Além disso, proporciona fundamentos sólidos para decisões mais qualificadas e de menor risco.

Notando a relevância do tema, para o sócio gestor Ricardo Veirano, "a nova área ESG integra as diferentes atividades que já desenvolvemos relacionadas ao tema em uma proposta unificada de serviços, para incentivar e facilitar a crescente incorporação dos critérios ESG pelas empresas que atuam em nosso país".

 (Imagem: Divulgação)

Ricardo Veirano(Imagem: Divulgação)

Daniela Anversa, sócia da área de Mercado de Capitais, considera que "empresas que ainda carecem de conformidade ao ESG têm a oportunidade de revisar seu apetite de risco e seu planejamento estratégico, acessando capital destinado a corrigir os desvios transitórios para atingir conformidade e levar segurança aos acionistas".

 (Imagem: Divulgação)

Daniela Anversa(Imagem: Divulgação)

Já para Grizzi, com o lançamento o escritório dá um passo importante na prestação de serviços jurídicos. "Estamos atuando de forma decisiva para desenvolver serviços estratégicos para os clientes. Oferecemos um trabalho inteligente, que avalia as demandas, o grau de maturidade do negócio frente às questões ESG e assegura que a variável socioambiental será parte do planejamento estratégico, atualizando a estrutura de governança corporativa para que isso seja possível", conclui.

Para celebrar a inauguração, Grizzi fará parte do primeiro episódio da nova temporada do Podcast Veirano, que debate a relevância e os benefícios do ESG nos negócios. A série conta com mais 10 episódios que abordam temas variados, como resolução de conflitos, comércio exterior, venture capital, propriedade intelectual, tecnologia da informação, questões trabalhistas, entre outros. Interessados podem conferir o conteúdo das temporadas anteriores por meio do endereço eletrônico (clique aqui).

t