MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vereador é condenado após vídeo atirando em foto do ex-presidente Lula
Danos morais

Vereador é condenado após vídeo atirando em foto do ex-presidente Lula

Nessa mesma semana, o governador de SP, João Doria, disse que determinou investigação policial após receber carta denunciando a ameaça contra a vida do ex-presidente.

Da Redação

terça-feira, 16 de março de 2021

Atualizado às 13:04

O juiz de Direito Mauricio Tini Garcia, da 2ª vara Cível de São Bernardo do Campo/SP condenou o vereador Fortaleza/CE José Alberto Junior, empresário conhecido como "inspetor Alberto", a indenizar o ex-presidente Lula e apagar vídeo em que aparece atirando em uma foto do político.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

No pedido de indenização, a defesa do ex-presidente afirma que o vídeo em que o vereador alveja a foto por vários tiros é manifestação de ódio que não se justifica, pelo fato de o vereador ser figura pública.

Sustentou, ainda, que o vídeo causa sensação de medo e insegurança, além de perpetrar ofensa à dignidade.

Ao analisar o caso, o juiz ressaltou que o ex-presidente é figura de expressão no cenário político nacional, e, nessa condição, é alvo tanto de admiração quanto rejeição, igualmente intensas.

Para o magistrado, no entanto, a mais intensa das rejeições, ainda que eventualmente justificada, não deve ser confundida como autorização para expressões que extravasam os limites da liberdade de expressão.

"Ainda que cara e imprescindível à ambiência democrática, a liberdade de expressão não é ilimitada - como não o são os demais direitos fundamentais do cidadão - e tem suas fronteiras delimitadas pelo próprio ordenamento jurídico, que, por exemplo, pune criminalmente determinadas manifestações afrontosas à honra."

Foi o que aconteceu no caso na visão do magistrado. Para ele, os limites foram extravasados, pois a manifestação do vereador vai além de mera crítica e é marcada por atos de violência, que podem vir a colocar em risco a segurança de Lula.

Diante disso, condenou o vereador José Alberto Bastos Vieira Junior ao pagamento de indenização por danos morais em R$ 5 mil, além de determinar que o vídeo seja retirado do ar.

Veja a decisão.

Ameaça contra a vida

Nessa mesma semana, o governador de SP, João Doria, afirmou em nota que telefonou para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após receber carta denunciando a ameaça contra a vida do ex-presidente Lula. O Governador também assistiu ao vídeo contendo esta ameaça.

A nota afirma que o governador determinou a imediata investigação policial junto ao autor do vídeo que atenta contra a segurança e a integridade física do ex-presidente.

Por fim, Doria afirmou que "não será à base de ameaças, agressões ou tiros, que o Brasil encontrará o caminho da paz, equilíbrio e respeito pela democracia e pelo contraditório" e que a "condenação da violência política é uma regra imutável da democracia".

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...