MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "A Origem do Direito Sistêmico"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Origem do Direito Sistêmico"

Um trabalho exploratório inteligente e profundo, que mostra como a aplicação dos princípios do Direito Sistêmico pode promover a resolução de casos na justiça criminal, civil e de família.

Da Redação

sexta-feira, 19 de março de 2021

Atualizado às 07:43

Na obra "A Origem do Direito Sistêmico", o magistrado Sami Storch, que atua na Comarca de Itabuna/BA, narra a trajetória que percorreu ao propor a aplicação das constelações familiares nas varas de família, alcançando índices de conciliação superiores a 90%.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"Quando uma das partes de conflitos em varas de família participa do evento de constelação familiar, houve conciliação em mais de 90% dos casos. Quando as duas partes estavam presentes, este índice chega a 100%", afirma Sami Storch, juiz de Direito que utiliza este conhecimento em sua atuação na magistratura desde 2006. Estes foram os índices confirmados, na prática, em centenas de processos conduzidos por ele nas comarcas onde tem atuado por meio do Tribunal de Justiça da Bahia.

Com base em suas experiências de vida e como juiz, o pioneiro na prática das constelações familiares no Judiciário é entrevistado neste livro pela jornalista e escritora Daniela Migliari. Na publicação, é apresentada a interação das leis sistêmicas com o Direito, expondo as dinâmicas ocultas que atuam no inconsciente dos envolvidos em disputas judiciais, trazendo à luz os caminhos de pacificação que levam à solução. "Uma obra de impacto sobre um tema que impressiona, instiga e aguça o interesse dos agentes do Direito e de todos os que desejam pacificar as relações consigo mesmos, com a família e na sociedade em que vivem", diz Daniela Migliari, jornalista responsável pela entrevista e edição do livro pela Tagore Editora.

O livro possui linguagem simples e acessível a todos os interessados na ciência da pacificação e solução de conflitos, e revela a história de Sami Storch e seu caminho para colocar em prática esse conhecimento transformador. Na conversa, o juiz relata os bastidores deste percurso permeado tanto de prêmios e reconhecimentos importantes como das resistências e preconceitos que este novo campo do conhecimento ainda enfrenta. "Procuro olhar com absoluto respeito para as práticas jurídicas como têm sido feitas até então e, ao mesmo tempo, me permito observar como essas novas frentes de atuação podem somar e ampliar as opções para lidar com o acúmulo de demandas que a Justiça brasileira enfrenta nos dias atuais", resume. 

Sobre os autores:

Sami Storch é juiz de Direito no Estado da Bahia. Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP). Graduado na Faculdade de Direito da USP. Autor da expressão "Direito Sistêmico" e do blog de mesmo nome, tornou-se conhecido internacionalmente e recebeu prêmios do TJ/BA e do CNJ pela inovação na prática das constelações familiares e aplicação das ordens sistêmicas descobertas por Bert Hellinger na condução dos processos judiciais, obtendo alto índice de conciliações e soluções sistêmicas harmonizadoras em diversas áreas. Dá palestras e cursos no Brasil e no exterior. Docente da Escola Hellinger (Alemanha) e coordenador acadêmico da pós-graduação em Direito Sistêmico pela Hellingerschule/Faculdade Innovare. Formador credenciado da ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Pesquisador associado da UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso.

Daniela Migliari é jornalista, escritora e pós-graduada em Constelações Familiares pela Hellingerschule / Faculdade Innovare.

__________

Ganhador:

Walcilei Soares Belem, de Ananindeua/PA