MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pedro Gordilho ministra aula sobre "A Democracia e a Constituição"
Democracia

Pedro Gordilho ministra aula sobre "A Democracia e a Constituição"

Em aula magna, o jurista destacou que o homem é livre, o homem é liberdade.

Da Redação

quinta-feira, 18 de março de 2021

Atualizado às 10:42

Na última terça-feira, 16, o jurista Pedro Gordilho ministrou aula magna no curso de Direito do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, sobre o tema "A Democracia e a Constituição".

 (Imagem: Lançamento da revista do IADF)

(Imagem: Lançamento da revista do IADF)

Durante as explanações, Gordilho destacou que as democracias morrem, não mais com rupturas violentas. Agora, a escalada de autoritarismo se dá com o apoio da população ao enfraquecimento de instituições críticas e à erosão de normas políticas historicamente conquistadas.

O jurista explicou, ainda, que somente a democracia permite fazer-se a distinção entre o que é verdade e o que parece ser verdade. "A democracia dá a oportunidade às pessoas de pensarem livremente, alcançando o que é fidedigno, genuíno, em uma palavra, verdadeiro".

"Entendo, por fim, que não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. O homem está condenado a ser livre, o homem é quem decifra, ele mesmo, a jornada que vai percorrer. O homem, sem qualquer tipo de apoio ou auxilio, está condenado a inventar, a cada instante, o homem."

Leia a íntegra da aula magna, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas