MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sócias no Martorelli correspondem a quase 60% do total de sócios
Diferença de gênero

Sócias no Martorelli correspondem a quase 60% do total de sócios

Levantamento, que coloca o escritório na segunda colocação no Brasil entre as bancas com mais de 40 funcionários, foi realizado pelo ranking Latin American Lawyer, do Iberian Lawyer Group.

Da Redação

sexta-feira, 19 de março de 2021

Atualizado às 06:46

A luta pela igualdade de gênero dentro do ambiente profissional tem motivado empresas a promoverem ações que buscam mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. O resultado destas iniciativas tem engajado cada vez mais a participação e, principalmente, a promoção de profissionais do gênero feminino em cargos de liderança. 

Recentemente, a publicação Latin American Lawyer, do Iberian Lawyer Group, divulgou um ranking sobre diversidade de gênero dentro da área jurídica no Brasil. Embora as advogadas correspondam a praticamente 50% do total de profissionais registrados no País, ainda são poucos os escritórios que mantêm um número expressivo dessas profissionais em seus quadros de sócios. 

Felizmente, segundo a advogada Ana Vasconcelos Negrelli, sócia da área de Direito de Família e coordenadora do Comitê de Diversidade, Inclusão e Compromisso Social de Martorelli Advogados, que possui sede no Recife e filiais em diversos outros estados, essa realidade tem mudado com o passar dos anos. O escritório, de acordo com a publicação, tem, hoje, a segunda maior proporção de sócias, com 59% no quadro societário, entre as bancas jurídicas com mais de 40 colaboradores. "Atualmente, temos 41 profissionais em cargos de liderança em um universo de 70 sócios", explica Ana. 

 (Imagem: Divulgação)

Ana Vasconcelos Negrelli(Imagem: Divulgação)

 

No caso do Martorelli Advogados, a grande presença feminina não se limita somente à sociedade. O escritório tem cerca de 60% do seu corpo jurídico formado por mulheres. Dos 129 advogados e estagiários, 77 são profissionais e estudantes de Direito, o que coloca a banca na 11ª posição no ranking do Iberian Latin Group.

 Para Ana Vasconcelos, a área jurídica no Brasil por muitos anos foi vista como um universo masculino no qual era muito difícil as mulheres se destacarem e alcançarem postos de liderança dentro de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. "Hoje, graças ao trabalho conjunto de homens e mulheres com ações afirmativas e abertura de espaço, as advogadas conseguem mostrar seu trabalho e contribuição no mundo jurídico e alcançar cargos de liderança", comemora.

Martorelli Advogados há alguns anos tem sido reconhecido por iniciativas que visam a inclusão de profissionais no mercado. O escritório mantém o Comitê de Diversidade, Inclusão e Compromisso Social que, entre outras iniciativas, possui programas para contratação de estagiários com mais de 55 anos e pessoas da raça negra, demandas ainda reprimidas na área jurídica. "É muito gratificante ver que abrimos essas oportunidades e as pessoas têm agarrado. Hoje, temos profissionais efetivados e trabalhando vindos das iniciativas", conclui Ana Vasconcelos Negrelli.

 

t